PESQUISA ELEITORAL

Paraná Pesquisas: Lula tem 47,1% dos votos válidos; Bolsonaro, 40,0%

Diferença entre Lula e Bolsonaro é menor entre votos válidos, chegando à 7,1%

6,9% dos brasileiros não sabem em quem vão votar ou anularão o voto. (Créditos: Antonio Augusto/ASCOM/TSE)

Às vésperas da eleição neste domingo (2), o instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (30) um novo levantamento sobre a disputa eleitoral. A apuração foi feita com 2.020 pessoas face a face entre os dias 27 e 29 de setembro, com margem de erro de 2,2%. O levantamento tem 95% de confiança.

Publicidade

Os votos válidos são aqueles que excluem os votos em branco e nulos e determinam o resultado das eleições. Para vencer uma eleição num primeiro turno, um candidato precisa obter pelo menos 50% desse tipo de voto.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente com 47,1% dos votos válidos no primeiro turno, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 40,0%.

Atrás do petista e do atual presidente aparece Simone Tebet (MDB), pontuando com 6,3% das intenções. Ciro Gomes (PDT) vem com 5,2%.

Os demais candidatos não aparecem com mais de 1% de intenção dos votos válidos na pesquisa eleitoral. Soraya Thronicke (União Brasil) tem 0,6%; Felipe D’Avila (Novo), com 0,4%; Padre Kelmon (PTB) e Vera Lúcia (PSTU) alcançam 0,2% cada e Eymael (DC) pontua 0,1%. Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.