Através dos trajes e peças de roupas, os sete dos onze candidatos à presidência que compareceram ao debate na TV Globo na noite desta quinta-feira (29) tentaram passar diferentes ideias de sua personalidade para o público. As vestimentas de Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), foram usadas para transmitir ideias de forma não verbal.
A consultora de imagem e estilo, Camile Stefano, ouvida pela Caras, fez para a revista uma análise sobre os significados e tons das roupas que os candidatos usaram para aparecer no debate da Globo.
De acordo com a entrevista de Stefano, os tons de azul escuro e preto escolhidos por Bolsonaro buscavam passar uma ideia de uma pessoa conhecida e confiável. “O azul escuro transmite profissionalismo e elegância, diferente do traje todo preto que é relacionado a eventos casuais ou uniformes”, afirmou.
Já falando sobre as roupas de Lula e Ciro Gomes, a consultora notou que os dois candidatos se apresentaram no debate com gravatas de cores vermelhas, que de acordo com ela “são marcantes e comunicam mudança ou disrrupção.”
Stefano comentou sobre a escolhas de usar uma saia no comprimento midi por Tebet, afirmando que a peça “remete ao tradicionalismo e elegância“. A candidata do MDB também apareceu com um vestido com amarração nas costas, que pode transmitir a ideia de criatividade.
Sobre Soraya Thronicke, a ex-senadora escolheu um tailleur branco com blusa bege, que passam a imagem de tranquilidade e renovação, de acordo com Camile Stefano.