Datafolha

53% admitem ter mudado de comportamento nas redes sociais por motivos políticos

Entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o índice de mudança de comportamento é mais alto.

datafolha-53-admitem-ter-mudado-de-comportamento-nas-redes-sociais-por-motivos-politicos
O Datafolha apresentou três situações aos entrevistados (Créditos: Pixabay)

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (30) aponta que 53% dos eleitores com contas em redes sociais dizem que já mudaram de comportamento por conta de divergência política nos últimos meses.

Publicidade

Entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o índice é mais alto, de 57%. Para os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o percentual é mais baixo, de 46%.

O Datafolha apresentou três situações, possivelmente vividas entre os que tem redes sociais:

  • Deixou de comentar ou compartilhar alguma coisa sobre política em grupo de Whatsapp para evitar discussões com amigos ou familiares;
  • Deixou de publicar ou compartilhar alguma coisa sobre política nas suas redes sociais para evitar discussões com amigos ou familiares;
  • Saiu de algum grupo de Whatsapp para evitar discussões políticas com amigos ou familiares.

O levantamento indicou que 44% deixou de falar sobre política no WhatsApp. Demais 15% afirmaram que já saíram de algum grupo para evitar discussões com amigos ou familiares por política.

Na segunda situação, 42% já deixaram de publicar ou compartilhar algum conteúdo sobre política em suas redes sociais. Na primeira situação, entre os eleitores de Lula o índice é de 48% e já entre os eleitores de Bolsonaro, 38%. Já na segunda situação, 45% ante 36%. Na terceira, 21% ante 8%.

Publicidade

DATAFOLHA | Lula tem 50% dos votos válidos no 1º turno; Bolsonaro marca 36%.
A três dias da eleição, petista segue no limiar para uma vitória já na primeira rodada. https://t.co/wtSUrx5GAs 📷 Marlene Bergamo e Gabriela Biló/Folhapress
📝 Igor Gielow pic.twitter.com/Ea11X2PrSl

— Folha de S.Paulo (@folha) September 29, 2022

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.