corrida eleitoral

Pesquisa Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos; Bolsonaro, 36%

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

pesquisa-datafolha-lula-tem-50-dos-votos-validos-bolsonaro-36
Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Créditos: Getty Images)

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) indica Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% dos votos válidos, contra 36% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista repetiu o índice do levantamento anterior, de uma semana atrás, enquanto o atual chefe do Executivo, que tinha 35%, oscilou um ponto para cima.

Publicidade

Na sequência, Ciro Gomes, do PDT, somou 6%, e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa Datafolha ouviu 6.800 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022.

2o turno

  • Lula: 54%
  • Bolsonaro: 39%

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.