
A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 45% das intenções de voto para as eleições presidenciais. Em seguida, Jair Bolsonaro, atual presidente, com 33%.
Em terceira posição, Ciro Gomes (PDT), com 6% e Simone Tebet (MDB), com 3%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).
Aqueles que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. Os entrevistados que não têm voto definido também somam 6%. Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas duas mil pessoas, presencialmente, entre os dias 11 e 14 de agosto.
A pesquisa Quaest foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01167/2022 e o primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. O levantamento também divulgou um possível cenário de segundo turno, em que o ex-presidente Lula venceria com 51% dos votos, contra 38% de Jair Bolsonaro.
1/ Foi publicada hoje pesquisa Genial/Quaest nacional mostrando que o início do pagamento dos benefícios pelo governo federal, incluindo o Auxílio Brasil, não alterou a diferença entre Lula (45%) e Bolsonaro (33%), que se mantém em 12 pontos percentuais.
Segue o fio… 🧵 pic.twitter.com/BpXbJU5diK
— Felipe Nunes (@felipnunes) August 17, 2022