disputa eleitoral

Pesquisa Quaest aponta que Lula tem 45% e Bolsonaro, 33%

O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

pesquisa-poderdata-lula-registra-44-e-bolsonaro-37
Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Créditos: Getty Images)

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 45% das intenções de voto para as eleições presidenciais. Em seguida, Jair Bolsonaro, atual presidente, com 33%.

Publicidade

Em terceira posição, Ciro Gomes (PDT), com 6% e Simone Tebet (MDB), com 3%. Outros seis candidatos incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU).

Aqueles que  dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%.  Os entrevistados que não têm voto definido também somam 6%. Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas duas mil pessoas, presencialmente, entre os dias 11 e 14 de agosto.

A pesquisa Quaest foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01167/2022 e o primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. O levantamento também divulgou um possível cenário de segundo turno, em que o ex-presidente Lula venceria com 51% dos votos, contra 38% de Jair Bolsonaro.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.