ATRITO

Lula dá nova indireta pra Musk: “nunca produziu um pé de capim neste país”

Durante os últimos dias, o empresário ameaçou descumprir ordens da Justiça e fez ataques a Alexandre de Moraes em suas redes sociais

Lula
Lula dá nova indireta pra Musk – Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (10) que o crescimento do extremismo abre espaço para que “empresário americano, que nunca produziu um pé de capim desse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro”.

Publicidade

Em seu discurso feito durante evento do Governo Federal em Brasília, o petista falava sobre a importância da defesa do processo democrático e da luta por direitos. “Nós temos uma coisa muito séria neste país e no mundo, que é se a gente quer viver em um regime democrático ou não quer viver num regime democrático. Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo”, ressaltou.

Publicidade

Mais indiretas de Lula

Durante outra declaração feita nesta terça-feira (9), o presidente destacou a necessidade de bilionários que investem em projetos espaciais, como foguetes, contribuírem significativamente para a preservação do planeta Terra. Mesmo que, mais uma vez, não tenha citado nomes, foi interpretado que ele estaria falando sobre Elon Musk.

O empresário, por meio de sua empresa SpaceX, tem concentrado esforços em lançamentos de veículos espaciais, inclusive tripulados. Além disso, o empresário também tem investimentos no Brasil por meio da Starlink, uma divisão da SpaceX que busca fornecer acesso à internet via satélite em áreas remotas, como a Amazônia. A fala do presidente ocorreu durante o lançamento de uma parceria com municípios na região da floresta, com o objetivo de reduzir o desmatamento.

As falas de Lula têm sido interpretadas como indiretas ao empresário Elon Musk, que tem cidadania norte-americana, e vem ameaçando descumprir decisões da Justiça brasileira.

Publicidade

Ainda hoje, o bilionário disse em suas redes sociais que a empresa (X) respeita as leis brasileiras e de todos os países em que opera. “Quando recebemos ordens para infringir a lei, devemos recusar”, completou.

O atrito entre Brasil e Musk

Além de ameaçar descumprir as ordens da Justiça, o empresário também atacou publicamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No sábado (6), ele ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela medidas judiciárias, acusando o ministro de censura e ameaças contra funcionários da rede social no Brasil.

Publicidade

Em resposta, no domingo (9), Moraes determinou a investigação da conduta de Musk. Também ordenou que o antigo Twitter não desobedeça às decisões judiciais, estipulando multa de R$ 100 mil para cada perfil bloqueado que for reativado. Na decisão, o ministro afirmou ter visto indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes de Musk. Além disso, entendeu que o bilionário usou as redes sociais para espalhar desinformação e desestabilizar instituições do Estado Democrático de Direito.

Durante a noite de segunda-feira (8), Musk chamou Moraes de “ditador brutal” e disse que o ministro tem o presidente Lula “na coleira”.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.