reconhecimento

México: Presidente eleita diz a Lula que os dois países são “nações unidas”

Claudia Sheinbaum, física e ex-prefeita da Cidade do México assume o país sucedendo seu aliado de longa data, Andrés Manuel López Obrador

Claudia Sheinbaum, eleita nova presidente do México, agradeceu ao Lula pelas felicitações e pelo apoio prestado após a sua vitória.
Claudia Sheinbaum, 1ª mulher a presidir o México – Crédito: Reprodução/X @mario_delgado

Claudia Sheinbaum, eleita nova presidente do México, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas felicitações e pelo apoio prestado após a confirmação de sua vitória. Ela reafirmou os laços com o Brasil e destacou a união entre os dois países. Em seu perfil no X, Sheinbaum escreveu: “Agradeço ao Lula pelo reconhecimento de nossa vitória. O México e o Brasil são grandes nações unidas por uma visão e valores comuns. Reafirmamos nossa amizade e vontade de continuar construindo um futuro compartilhado”.

Publicidade

Lula, por sua vez, declarou que o resultado da eleição mexicana representa uma “vitória da democracia” e expressou sua felicidade pela vitória de Claudia Sheinbaum. “Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheimbaun por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro López Obrador, disse em seu perfil no X.

Publicidade

No final da tarde de ontem, os dois líderes conversaram por cerca de 15 minutos ao telefone. No entanto, o teor do diálogo não foi divulgado pelo Planalto.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também comentou a eleição de Claudia Sheinbaum, ressaltando a importância dessa vitória. “Com uma ampla história de luta de seu povo, e principalmente das mulheres mexicanas, esse novo capítulo nos inspira e fortalece na luta por mais mulheres na política”, pontuou.

A vitória de Claudia Sheinbaum já era prevista pela maioria dos institutos de pesquisa, que davam o resultado como certo. No México, como não há segundo turno, vence quem obtiver mais votos absolutos, independentemente da porcentagem.

Publicidade

Quem é a nova presidente do México?

Conhecida como “la Doctora” por suas brilhantes credenciais acadêmicas, Claudia Sheinbaum é uma física com doutorado em engenharia energética, ex-prefeita de uma das cidades mais populosas do mundo e fez parte do painel de cientistas climáticos das Nações Unidas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Aos 61 anos, ela vem de uma família rica e de origem judaica, tendo vencido com cerca de 60% dos votos na maior eleição da história do México. Sheinbaum marcou uma conquista histórica em um país majoritariamente católico, conhecido por sua cultura profundamente patriarcal.

A candidata, apoiada por Andrés Manuel López Obrador, se movimenta entre a esquerda e a centro-esquerda. Em seus discursos, ela manifestou a intenção de continuar o projeto do atual presidente, que tem boa aprovação no país.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.