Em política, o que se faz é colocar em uma balança os prós e contras. É um calculo político pensar no que acarretaria a saída ou a permanência de Juscelino Filho (União Brasil) no Ministério das Comunicações. Após a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a impressão que fica é que Juscelino foi convincente e conseguiu provar que as denúncias não seriam dignas de uma saída do cargo. Esta já era a aposta de membros do Palácio do Planalto.
Lula pode pagar um preço caro em manter Juscelino e também em demiti-lo. Lula reforçou que Juscelino dê mais ênfase à sua defesa e decidiu manter o ministro.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Juscelino negou que tenha usado voo da FAB para ir a evento de cavalos, apresentou comprovantes e disse que as viagens para o Maranhão e São Paulo foram a trabalho. Ele alega que há ‘ataques distorcidos’ contra ele.
Confira no meu Instagram ou Facebook o vídeo que divulguei com esclarecimentos sobre os ataques distorcidos feitos contra mim. Não há irregularidades nas viagens que fiz como ministro e nem nos demais temas. Nas imagens, comprovantes das diárias que devolvi, conforme expliquei. pic.twitter.com/5hmCR049zI
— Juscelino Filho (@DepJuscelino) March 6, 2023
“Sabe o que eu fiz? Devolvi as diárias assim que eu soube, ainda no dia 19 de janeiro. (…) E, para deixar claro, isso foi um mês antes de surgir qualquer matéria na imprensa sobre isso. Eu devolvi porque é o certo a se fazer.”
Pesou a favor de Juscelino a pressão do União Brasil para que Lula o mantenha no ministério e, neste final de semana, o partido divulgou uma nota em defesa de Juscelino.