DOMINGO ELE NÃO VAI

Quem vai passar a faixa presidencial para Lula?

Com a ausência já confirmada do Presidente Jair Bolsonaro, fica a dúvida em relação à cerimônia de posse que acontece no dia 1º de janeiro, em Brasília.

Quem vai passar a faixa presidencial para Lula?
(Crédito: Getty Images)

Domingo, dia primeiro de janeiro de 2023, o Brasil recebe um novo presidente: Luiz Inácio Lula da Silva assume o comando do país, após vencer as eleições de outubro. O principal adversário e atual presidente, Jair Bolsonaro, já deixou claro: domingo, ele não vai à cerimônia. Aliás, nem no Brasil estará.

Publicidade

Pessoas próximas afirmam que ele estará em um resort de luxo, que pertence ao ex-presidente dos EUA e amigo Donald Trump, longe de tudo que represente a vitória do PT.

Diante deste cenário e da ausência do atual mandatário, fica a dúvida: quem vai passar a faixa a Lula? Pergunta já levantada por esta que vos escreve, em outra ocasião, cuja resposta foi Hamilton Mourão, o vice-presidente.

Resposta, que agora, se mostra errada. Mourão já disse, em tom bem humorado, algo como “eu não vou passar faixa nenhuma, não sou presidente…

Quem se dispôs a passar a polêmica faixa presidencial foi o presidente da Câmara, Arthur Lira. Segundo parlamentares do PT, Lira já disse que passaria o adereço a Lula, se necessário. Vale lembrar que o presidente da Câmara é o terceiro na linha sucessória do Planalto, depois de Bolsonaro e Mourão.

Publicidade

A questão parece ter sido resolvida pela primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. Para este ato simbólico, segundo fontes ligadas à organização do evento, Janja planeja quatro pessoas segurando a faixa, até chegar às mãos de Lula, entre elas, uma mulher indígena e uma criança.

 

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.