palácio do planalto

“Sem caráter”, diz Bolsonaro sobre quem assinou manifesto democrático da USP

A carta não menciona Bolsonaro diretamente, mas critica “ataques infundados” que questionam a lisura do processo eleitoral.

sem-carater-diz-bolsonaro-sobre-quem-assinou-manifesto-democratico-da-usp
Jair Bolsonaro (Crédito: Andressa Anholete/Getty Images)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou nesta terça-feira (2) como “cara de pau” e “sem caráter”os signatários do manifesto pró-democracia organizado pela Faculdade de Direito da USP. O documento tem mais de 665 mil assinaturas e defende a manutenção da democracia e a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Publicidade

“Esse pessoal que assina esse manifesto é cara de pau, sem caráter. Não vou falar outros adjetivos porque sou uma pessoa bastante educada”, disse em entrevista à Rádio Guaíba.

A carta não menciona Bolsonaro diretamente, mas critica “ataques infundados e desacompanhados de provas” que questionam “o Estado Democrático de Direito” e a lisura do processo eleitoral. “Tentam me jogar para um lado como se eu estivesse preparando um golpe. Que golpe estou preparando? Qual é o golpe? Pedir transparência eleitoral? Você é contra transparência, contra verdade? Contra a garantia de que seu voto vai para aquela pessoa?”, disse.

Bolsonaro já havia criticado a carta e afirmou que o documento foi patrocinado por banqueiros insatisfeitos com o sucesso do Pix. O chefe do Executivo também criticou artistas que, segundo ele, assinaram o manifesto em retaliação por deixarem de receber recursos da Lei Rouanet. A lei de incentivo à cultura foi reformulada no governo Bolsonaro, que reduziu o limite de captação de recursos para o financiamento de projetos culturais e o cachê de artista.

“Veja o padrão das outras pessoas [que assinaram]. Artistas que foram desmamados da Lei Rouanet. Quando cheguei aqui esses artistas importantes, que viviam apoiando o governo, em especial da Bahia, podiam pegar até R$ 10 milhões por mês da Lei Rouanet. Então essas pessoas perderam isso aí”, declarou.

Publicidade

 

 

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.