alerta

Qual a relação entre varizes e a trombose? Entenda

Neste sábado (16), que marca o Dia Nacional do Combate à Trombose Profunda, a cirurgiã vascular Carolina Flumignan esclarece dúvidas sobre a doença e sua ligação com as varizes

NoDia Nacional do Combate à Trombose Profunda, cirurgiã vascular esclarece dúvidas sobre a doença e sua ligação com varizes.
(Crédito: Reprodução)

As temidas varizes podem aparecer tanto em homens como em mulheres. São veias dilatadas que se desenvolvem embaixo da pele e surgem com mais incidência nos pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Esses casos costumam não ter sintomas e provocam apenas desconforto estético mas, dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre.

Publicidade

Se acontece um entupimento em um desses vasos, por exemplo, pode haver complicações, especialmente se desenvolver um coágulo chamado de trombo. A cirurgiã vascular e professora do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo – SP, Carolina Dutra Flumignan, explica a relação entre as varizes e a trombose venosa profunda, uma doença que, se não for tratada, pode levar o paciente à morte. Os principais fatores de risco são relacionados à imobilização prolongada, ao uso de anticoncepcionais e às cirurgias e fraturas, além de fatores hereditários.

O que pode acontecer é que o desenvolvimento de um coágulo pode ser tornar um trombo, que, ao se descolar, pode chegar aos pulmões, causando a tão temida embolia pulmonar. Sabemos que quando temos uma veia doente, o sangue fica estagnado e ela pode vir a trombosar. Então, quem tem varizes ou suspeita ter varizes precisa passar por consulta com cirurgião vascular para fazer o diagnóstico e tratamento”, alertou.

A trombose mais superficial é chamada Tromboflebite, e a localizada mais perto do músculo é a Trombose Venosa Profunda. Ambas devem ser tratadas com cautela. “O trombo na Troboflebite também pode se deslocar até os pulmões. A veia fica mais dura e o local mais avermelhado e dolorido”, explicou a cirurgiã. Segundo ela, o diagnóstico é feito com um exame de ultrassom e o tratamento em sua maioria das vezes é resolvido com uma medicação anticoagulante.

Mitos e verdades sobre varizes e trombose

Grávidas correm mais riscos de ter trombose?
As gestantes que ficam com pernas e pés mais inchados têm mais chances de desenvolver tromboses“.

Publicidade

Fumar causa trombose?
A nicotina desequilibra o sistema de coagulação, aumentando a chance de haver trombose das artérias e veias“.

Fazer exercícios causa varizes?
“Antigamente achava-se que praticar exercícios físicos aumentava a pressão nas veias e causava varizes, mas hoje sabemos que não. Pelo contrário, o reforço muscular é que faz com que o retorno desse sangue seja mais efetivo. Não é por acaso que chamamos a panturrilha de nosso segundo coração, que ajuda a bombear o sangue para cima. Então, vale a pena reforçar os exercícios aeróbicos e anaeróbicos e a musculação“.

O uso de saltos altos aumenta as varizes?
Não tem relação entre varizes e saltos altos. Então, as mulheres podem usar saltos altos sem medo“.

Publicidade

Quem teve Covid corre mais riscos de ter trombose ou embolia pulmonar?
Quem teve Covid deve prestar atenção se a perna está inchando ou não. Se ela inchar deve ser relatado ao médico“.

A fase de pós-operatório é um risco para o desenvolvimento de trombose?
Se a perna inchar no pós- operatório, mesmo que a cirurgia tenha sido em outro lugar, como na área abdominal, é preciso investigar se é trombose venosa profunda“.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.