Rio de Janeiro registra mais de 6,5 mil casos de Influenza em apenas uma semana

Segundo a prefeitura, 23 crianças estão internadas na rede pública com a Síndrome Respiratória Aguda Grave

Surto de gripe crianças representam quase 96% dos internados por Influenza no RJ
(Crédito: Canva)

O Rio de Janeiro está enfrentando um surto de Influenza. A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro registrou 6,3 mil casos de gripe nos últimos sete dias e as principais vítimas da doença são as crianças.

Publicidade

Atualmente, existem 24 pacientes internados por conta da Influenza no Rio de Janeiro, sendo 23 crianças entre 0 e 12 anos e apenas um idoso. As crianças representam 95,8% dos hospitalizados pela Influenza, famosa gripe.

A pasta da Saúde do Rio de Janeiro, está reforçando que as crianças e idosos procurem imediatamente postos de vacinação contra a Influenza, caso estejam com a imunização em atraso. Atualmente, a campanha de vacinação contra a Influenza abrange todos as pessoas, mas a prioridade são crianças acima de 6 meses e pessoas acima dos 60 anos, segundo olhar digital.

Vale ressaltar que os sintomas da gripe são muito parecidos com os da Covid-19. Por este motivo, caso seja identificado qualquer sintoma, é necessário buscar uma unidade de Saúde para realizar o teste de Covid-19 e descartar a possibilidade do diagnóstico da doença.

De acordo com a secretaria de Saúde , o teste aplicado nas unidades de atendimento do Rio de Janeiro é o de antígeno, que possui 93% de confiabilidade. “Para descartar a Covid-19, também submetemos ao teste RT-PCR a maior parte daqueles que apresentaram resultado negativo no exame de antígeno. Mas 99% desses testes RT-PCR estão confirmando o resultado negativo”, explicou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Publicidade

Além do atendimento médico, quem estiver com sintomas deve procurar usar máscara o tempo todo e manter o distanciamento social, para não infectar os outros. Assim como a Covid-19, a Influenza não tem tratamento específico, mas apenas tratamento aos sintomas. As vacinas são importantes para prevenir novos casos”, afirmou o pesquisador do grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Mave-Fiocruz), Leonardo Bastos.

Campanha da Secretaria Municipal de Saúde do RJ, chamando todos para a vacinação contra gripe:

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.