SP contabiliza exames positivos como casos confirmados de Covid

Prefeitura de São Paulo adota medida devido à sobrecarga de trabalho

sp-contabiliza-exames-positivos-como-casos-confirmados-de-covid
Teste de Covid-19 (Créditos: Chung Sung-Jun/Getty Images)

A prefeitura de São Paulo passou a contabilizar exames positivos como casos confirmados de Covid-19. Enquanto nos números oficiais, são contabilizados como casos ainda suspeitos.De acordo com o portal G1, após o resultado positivo, os profissionais de saúde precisam retornar ao sistema de notificação oficial onde o caso foi reportado e ‘encerrar’ com a classificação de confirmado.

Publicidade

A gestão municipal defende que a técnica é “fundamental para possibilitar o acompanhamento da situação real da transmissão”. Com a alta demanda e sobrecarga de trabalho, o processo muitas vezes é realizado de forma manual, o que intensifica mais ainda a rotina dos profissionais responsáveis. Dessa forma, para agilizar o processo a prefeitura passou a fazer a reclassificação em massa. Mas seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Os governos estadual e federal não adotaram a medida da prefeitura de São Paulo em relação aos exames positivos. Devido ao novo método, o número de casos confirmados na capital chegou a ultrapassar o número informado pelo estado inteiro, de acordo com o portal G1.

Tatiana Lang, diretora do centro de vigilância epidemiológica estadual, afirmou em entrevista ao G1 que “Compete a eles fazer a inserção dos casos dentro dos sistemas de informações oficiais. Essa unidade notificadora precisa inserir o dado no sistema e encerrar esse dado oportunamente, se não ninguém terá conhecimento sobre esses casos. Não basta ele ter lá o resultado laboratorial positivo, precisa clicar no botão para encerrar essa ficha”.