Vacina contra a gripe pode chegar até Março de 2022

No momento, o Instituto Butantan produz a atualização da cepa B

vacina-contra-a-gripe-pode-chegar-ate-marco-de-2022
A previsão de chegada é entre Fevereiro e Março de 2022 (Crédito: Canva)

A vacina contra a nova variante da gripe, do vírus influenza H3N2, a Darwin, deve chegar ao Brasil até Março de 2022. O Instituto Butantan já se prepara para atualizar o imunizante contra a nova variante da gripe. O vírus influenza H3N2, causou uma epidemia no Rio de Janeiro e surtos em outras regiões.

Publicidade

Em entrevista ao G1, Ricardo das Neves, diretor de produção do Instituto Butantan, explica que a vacina produzida pelo instituto é a chamada trivalente, ou seja, abriga três cepas. “A composição é sempre um vírus H1N1, um vírus B e um vírus H3N2. Ao longo do tempo, esses vírus vão sofrendo mutações e, seguindo as orientações da OMS, a gente vai atualizando”.

Já as vacinas no mercado privado, apresentam uma cepa B a mais, são quadrivalentes, ou seja, abrigam quatro cepas. No entanto, o diretor afirma que a vacina disponível no SUS cobre muito bem o vírus influenza, pois mais de 90% dos casos de cepa B que circulam no país são da linhagem victoria.

A vacina contra gripe é segura. Neste ano, o instituto recebeu um selo de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A previsão de chegada da vacina é na segunda quinzena de fevereiro, início de março de 2022. Vale ressaltar a importância de tomar todos os anos a vacina contra a gripe, pois além de existir atualizações de cepas, as vacinas de influenza não apresentam memória a longo prazo.

Publicidade