FUNCIONA?

Vinagre de maçã: quais os benefícios para a saúde?

O produto se popularizou nas redes sociais e pode apresentar vantagens se utilizado da maneira correta

O vinagre de maçã se popularizou nas redes sociais e pode apresentar benefícios de utilizado da maneira correta.
O vinagre de maçã pode estar associado a benefícios a saúde – Créditos: Canva

Na plataforma TikTok, diversos produtores de conteúdo têm falado sobre os benefícios de consumir o vinagre de maçã. Inclusive famosas, como Kim Kardashian, Victoria Beckham e Jennifer Aniston se manifestaram, atribuindo ao produto vantagens relacionadas a perda de peso, melhora na digestão e tratamento de doenças de pele.

Publicidade

Carol Johnston, professora de nutrição na Universidade Estadual do Arizona, disse em entrevista ao The New York Times que há benefícios com comprovação científica, mas outros que não. “O vinagre de maçã tem sido usado como remédio caseiro há milhares de anos. Mas embora vários dos supostos benefícios do consumo de vinagre de maçã tenham respaldo científico, muitos outros ainda não foram totalmente estudados“, afirmou.

A nutricionista Talita Perosa participou do programa Sem Censura, da TV Brasil, em 1° de abril e explicou um pouco mais da relação do vinagre de maçã em nosso organismo. Confira:

Vinagre e perda de peso

A associação do vinagre de maçã com a perda de peso é assunto abordado por diversas pesquisas em adultos com sobrepeso ou obesos. Por exemplo, em 2024, um estudo analisou 120 pessoas entre 12 e 25 anos no Líbano e descobriu que tomar uma colher de sopa do produto com água toda manhã durante três meses fez com que eles perdessem, em média, 6,8 quilos.

O único estudo, no entanto, que acompanhou as pessoas após pararem com o consumo do vinagre revelou que, em média, elas recuperavam o peso em um mês. Beth Czerwony, nutricionista da Cleveland Clinic, de Ohio, afirmou que pode haver, também, relação do vinagre com saciedade. “Se o vinagre realmente ajuda as pessoas a perder peso, também pode retardar a digestão e fazer você se sentir saciado por mais tempo“, disse.

Publicidade
Além disso, ela observou que há uma falta de dados sólidos e os estudos foram feitos em períodos curtos, e por isso, não recomenda o uso ao pacientes.

Atuação do líquido na saúde intestinal

Tamara Duker Freuman, nutricionista especializada em problemas digestivos de Nova York, afirmou que alguns pacientes relataram beber vinagre de maçã para ajudar a combater os sintomas de refluxo. “Eu acredito neles. Mas centenas de outros pacientes com refluxo disseram que o vinagre piorou os sintomas”, ressalta.

O refluxo é uma condição em que o ácido do estômago vaza para o esôfago. Sendo assim, Nitin K. Ahuja, gastroenterologista da Penn Medicine, o sistema de saúde da Universidade da Pensilvânia, alertou que utilizar vinagre pode não ser uma boa saída. “Não existem dados que sustentem esta teoria e do ponto de vista mecânico, não faz sentido adicionar ácido ao estômago para ajudar a controlá-lo“, constatou.

Uma pesquisa realizada em ambiente controlado revelou que o vinagre pode ser útil para matar certos micróbios e, potencialmente, alterar a microbiota do intestino, reduzindo inchaço. Entretanto, até o momento não há estudos com humanos sobre a temática.

Publicidade

O vinagre no tratamento de problemas da pele

Em 2019, a dermatologista Lydia Luu, da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, conduziu um estudo para entender a utilização do vinagre no tratamento de doenças de pele. Foram analisadas 22 pessoas, das quais metade tinham eczema. Todos mergulharam um braço em água da torneira e o outro em vinagre de maçã diluído por dez minutos ao dia, durante duas semanas.

O que perceberam é que não houve alteração em termos de pH, micróbios ou capacidade de reter umidade, problemas encontrados na pele de quem tem eczema. Na verdade, 16 participantes relataram sintomas de desconforto por conta do produto, como queimação e coceira. Uma pessoa apresentou pequena ferida e outra, uma erupção cutânea elevada.

“O vinagre de maçã infelizmente não é muito útil para o eczema e ainda pode piorar os sintomas“, concluiu. “A verdade é que não existem estudos suficientes sobre o assunto e a realidade é que o vinagre de maçã pode causar queimaduras químicas e cicatrizes na pele”.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.