Carros

Volkswagen Amarok II: conheça a nova geração da picape alemã

Após uma longa espera, o caminhão médio foi liberado e chegará em diversos mercados. Será que a irmã da inédita Ford Ranger virá para nossa região?

Volkswagen Amarok II: conheça a nova geração da picape alemã
A nova geração da picape alemã será produzida na África do Sul (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

O mistério acabou. Por fim, a Volkswagen apresentou a nova Amarok II com o objetivo de continuar a consolidar-se no mercado mundial. Produzida na África do Sul, chegará a diferentes mercados e se tornará irmã da nova Ford Ranger que será produzida na Argentina.

Publicidade

O formato geral da caminhonete tem algumas linhas parecidas com a picape da marca oval, mas o trabalho de design ficou ótimo. Apesar de alguns rumores dizerem que seriam bastante semelhantes, a Volkswagen Amarok II conseguiu diferenciar-se e tem um DNA próprio com um estilo muito marcante e semelhante a alguns conceitos que foram apresentados recentemente como a Tarok (picape compacta) ou a Tanoak (tamanho completo).

Os faróis da nova picape são full-LED e possuem luzes diurnas em forma de C (IQ.Light). Em relação aos tipos de cabine, terá duas: simples e dupla. Por outro lado, no setor traseiro, a tampa traseira traz o nome do veículo e indica o tipo de motorização. Se olharmos de lado, alguns detalhes relevantes são a nova barra Santo Antônio e os pneus (variando de 18 a 21 polegadas).

Mede 5,35 m de comprimento, 1,91 de largura e 1,89 de altura, enquanto a distância entre eixos é de 3,27 m.

O painel é bem moderno e agrega um console central com tela sensível ao toque de 12 polegadas compatível com Android Auto e Apple Car Play, enquanto as versões mais acessíveis terão tela de 8 ou 10 polegadas. Os instrumentos também são totalmente digitais, enquanto o volante multifuncional é muito semelhante aos modelos recentes da marca.

Publicidade

Do ponto de vista da segurança, é uma caminhonete com alto nível de assistência à condução com frenagem de emergência, reconhecimento de sinais, sistema de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, para citar algumas funções.

Sob o capô, terá os mesmos motores da Ford Ranger, embora a diferença esteja nos níveis de potência, pois eles variam de acordo com o mercado.

Entre as mecânicas disponíveis estão o 2.0 TDI com 150 cv, o 2.0 TDI com 170 cv, o 2.0 biturbo (TDI) com 204 ou 209 cv dependendo do mercado, o 3.0 V6 TDI com 241 ou 250 cv e o 2.3 TSI de 302 cv. Entre as transmissões, destacam-se as manuais de cinco e seis marchas e as automáticas de seis e dez marchas.

Publicidade

Algumas versões adicionarão um sistema 4Motion (4×4) em alguns mercados, enquanto em outros será oferecido um sistema de tração nas quatro rodas desconectável.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.