emergência global

OMS declara varíola dos macacos emergência de saúde global

“Com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”, afirma a Organização Mundial de Saúde.

oms-declara-variola-dos-macacos-emergencia-de-saude-global
Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS (Créditos: JP Yim/Getty Images)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste sábado (23), que a varíola dos macacos agora é uma emergência de saúde pública global.

Publicidade

“Acreditamos que isso possa mobilizar o mundo a agir em conjunto. Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

“Com as ferramentas que temos agora, nós podemos controlar esse surto e parar a transmissão”, acrescentou o comunicado.

Em sua declaração, Tedros Adhanom, explicou que cinco elementos foram considerados para a tomada da decisão. “Primeiro, as informações fornecidas pelos países – que neste caso mostram que esse vírus [varíola dos macacos] se espalhou rapidamente para muitos países que não o viram antes”, disse ele.

Em segundo lugar, ele cita que foram atendidos os critérios do Regulamento Sanitário Internacional, uma norma jurídica que a OMS segue. Em terceiro,  é levada em consideração a opinião do Conselho do Comitê de Emergência, que, neste caso da varíola dos macacos, não chegou em consenso.

Publicidade

“Quarto: princípios científicos, evidências e outras informações relevantes, que atualmente são insuficientes e nos deixam com muitas incógnitas”, afirmou Tedros. “Quinto: o risco para a saúde humana, disseminação internacional e o potencial de interferência no tráfego internacional”, acrescentou.

“Então, resumindo, temos um surto que se espalhou pelo mundo rapidamente, através de novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco e atende aos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, concluiu o diretor da OMS.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.