Uma explosão em uma fazenda de gado de leite no Texas (EUA) deixou 18 mil vacas mortas. Um trabalhador ficou ferido devido ao incêndio que aconteceu em seguida; as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Foi o incidente mais mortal relacionado a animais de fazenda em uma década, informou a ONG Animal Welfare Institute. As autoridades locais alertaram sobre o efeito no abastecimento de alimentos.
O incêndio ocorreu na noite de segunda-feira (10) na instalação pecuária de South Fork Dairy, localizada na cidade de Dimmit, Texas. As chamas causaram a morte de milhares de cabeças de gado que não puderam ser salvas pelo único trabalhador que estava na fazenda naquele momento.
Bombeiros de Dimmit, cidade com cerca de 4 mil habitantes, foram mobilizados para a área e contaram com a ajuda das vizinhas Hart e Nazareth, informou o gabinete do xerife do condado de Castro. O empregado da fazenda foi levado para um hospital local devido aos ferimentos causados.
O comissário de Agricultura do Texas, Sid Miller, classificou o incidente de devastador. “Este foi o incêndio de celeiro mais mortal para o gado na história do Texas. A investigação e a limpeza podem levar algum tempo”, disse o funcionário. Ele ainda agradeceu por não haver perdas humanas ou mais trabalhadores feridos.
Em relação às repercussões do evento, a Texas Dairy Association, também expressou “condolências” pela tragédia. “Estamos profundamente tristes pela família leiteira e por todos os afetados pela tragédia que ocorreu na fazenda leiteira de South Fork”, diz a carta citada pelo Texas Tribune, acrescentando: “A causa do incêndio ainda está sob investigação e estamos encaminhando às autoridades competentes para que realizem o trabalho”.
🇺🇸 EXPLOSÃO MATA 18 MIL VACAS NO TEXAS!
➡ Na última segunda-feira (10) uma parte de uma fazenda leiteira explodiu, deixando cerca de 18 mil vacas mortas no Texas-EUA.
📸: Reprodução Internet#rdctv #noticias #jornalismo #texas #estadosunidos pic.twitter.com/F6QaI6speU
— RDC TV (@RDCTVdigital) April 14, 2023