Sem previsão de Chuva

Seca histórica na Espanha pode fazer preço do azeite subir

O país é responsável pela maior produção do óleo no mundo.

Seca histórica na Espanha pode fazer preço do azeite subir
A Europa enfrenta muitos problemas por conta do calor extremo (Crédito: Janos Chiala/Getty Images)

Uma reportagem publicada pelo portal g1, e escrita pela rede BBC News, mostra que uma seca histórica na Espanha pode fazer o preço do azeite subir ainda mais. Algumas pesquisas recentes apontam que algumas partes da Península Ibérica, onde estão localizados países como Portugal e Espanha, enfrentam sua pior seca dos últimos 1.200 anos.

Publicidade

O sul da Espanha é uma das regiões mais atingidas pela forte seca. A região é responsável por transformar o país no maior produtor mundial de azeite, o que corresponde a cerca de metade da produção global. O chamado “ouro verde” espanhol vive uma de suas maiores crises. Aproximadamente um terço da produção programada foi perdida, e não há sinais que chuvas cheguem para melhorar a situação.

Segundo o chefe da cooperativa Interóleo, que une produtores da província de Jaén, responsável por metade do azeite da Espanha, o valor do azeite tende a aumentar e a expectativa com a próxima safra é grande:

“Os consumidores já estão pagando um terço mais do que no ano passado, mas a seca vai aumentar o valor ainda mais (…) Com a crise, talvez tenhamos que demitir alguns trabalhadores. Há um sentimento de depressão e incerteza. Mais um ano como este seria uma catástrofe completa”, afirma Juan Gadeo.

Publicidade