
A ministra Rosa Weber, eleita em agosto, assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (12). A magistrada irá presidir a Corte por pouco mais de um ano.
Por completar 75 anos em outubro de 2023, Rosa terá que se aposentar compulsoriamente, com pouco mais de um ano no cargo. Ela foi eleita presidente do STF com 10 votos favoráveis e 1 contrário, no início de agosto.
Rosa Weber sucede o ministro Luiz Fux no cargo. A cerimônia de posse da ministra ocorre nesta segunda-feira (12), às 17h. De acordo com o STF, há 1.300 convidados para a cerimônia, mas somente 350 estarão no plenário. A previsão é que a nova presidente seja a última a discursar.
Autoridades como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) são esperadas na cerimônia.
Na quinta-feira (8), o ministro e então presidente doSTF, Luiz Fux, afirmou que Rosa saberá conduzir a Corte com “desassombro e maestria”. “Muito nos tranquiliza saber que, nesse novo ciclo que se avizinha, a serenidade e a firmeza, o que são marcas inerentes a Vossa Excelência, magistrada de carreira, notável, certamente se transmutarão em inúmeros avanços e benefícios – tanto para esta Corte, como para o nosso país”, disse Fux.
📺 STF realiza sessão solene de posse da ministra Rosa Weber na presidência, na próxima segunda (12). Cerimônia tem início às 17h e terá transmissão em tempo real pela @TVJustica e pelo canal do STF no YouTube. Acompanhe! https://t.co/Wk3XkrJbto
— STF (@STF_oficial) September 9, 2022