ética na ciência

Brian May critica testes científicos com animais e músicas do Queen; entenda

Estudo revela que as células de ratos liberam insulina quando expostas ao ritmo da canção “We Will Rock You”

Guitarrista do Queen ao ser premiado com o título de “Sir”, em março de 2023 (Crédito: Getty Images)

Brian May, guitarrista do Queen, lamentou as recentes associações científicas de insulina e músicas do Queen. Em estudo divulgado pela revista Forbes, foi descoberto, após diversos testes realizados em ratos, que as células liberam insulina quando expostas ao ritmo da canção “We Will Rock You”.

O método tradicional de administração de insulina é via injeções. Na possível solução encontrada pelos pesquisadores, uma cápsula contendo células projetadas que produzem insulina, seria implantada no corpo e ativada por ondas sonoras – neste caso, com o hit do disco News of the World (1977) do Queen.

+++ LEIA MAIS: Queen está ‘analisando ideias’ para sequência de Bohemian Rhapsody, diz Brian May

Através de seu Instagram, May disse que não iria comemorar a notícia, uma vez que não incentiva testes científicos em animais.

“Já se sabe que muitas drogas e procedimentos que funcionam em camundongos ou ratos NÃO funcionam em humanos. […] E, eticamente, causar dor a uma espécie para curar os males de outra é claramente injustificável. Portanto, as leis que exigem testes em animais DEVEM ser alteradas”.

+++ LEIA MAIS: Brian May relembra modo de trabalho de Freddie Mercury em ‘Bohemian Rhapsody’: ‘Inflexível’

May acrescentou que estava “horrorizado” com o sofrimento que os cientistas causaram nesses animais: “É tão fácil encobrir a forma nojenta como tratamos os animais. Isso tem que parar. Está mais do que na hora de os cientistas se tornarem responsáveis pelo que fazem. É tempo deles assumiram a responsabilidade pela forma como se comportam. Eu NÃO vou comemorar essa notícia hoje à noite”.