Maior banco da Rússia anuncia saída do mercado europeu

A ação foi tomada em decorrência das duras sanções ocidentais à Rússia, em represália a invasão da Ucrânia

maior-banco-da-russia-anuncia-saida-do-mercado-europeu
Agência do banco Sberbank (Créditos: Anastasia Vlasova/Getty Images)

O grupo Sberbank, principal e maior banco da Rússia, anunciou nesta quarta-feira (2) a saída do mercado europeu. A ação foi tomada em decorrência das duras sanções ocidentais à Rússia, em represália a invasão da Ucrânia.

Publicidade

Em comunicado divulgado por agências de notícias russas, o banco afirmou que “Na situação atual, o Sberbank decidiu se retirar do mercado europeu”. A possibilidade de “quebra” da filial europeia do banco havia sido alertada pelo Banco Central Europeu (BCE) na segunda-feira (28).

De acordo com o portal G1, o comunicado acrescentou que as filiais europeias do banco enfrentam “saídas irregulares de fundos e ameaças à segurança de seus funcionários e agências”. O Sberbank está presente em oito países europeus, sendo eles: Alemanha, Áustria, Croácia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Sérvia e Bósnia Herzegovina.

O banco afirmou que “As filiais (europeias) do Sberbank dispõem de um nível elevado de capital e ativos, os fundos dos clientes estão garantidos, de acordo com as legislações locais”.  As sanções impostas pela União Europeia tem como objetivo impedir que os bancos russos tenham acesso aos mercados internacionais de capital.

Entenda o conflito

Nesta quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

“Quem tentar inferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História”, afirmou Putin

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.