O PIB (Produto Interno Bruto) da Ucrânia deve registrar uma retração de 45% após a guerra, afirma o Banco Mundial. Devido à invasão russa, as exportações e importações ucranianas estão sufocadas e a infraestrutura do país foi severamente danificada.
Previsões do Banco Mundial indicam que a crise irá afetar a Europa e a Ásia central duas vezes mais do que a estagnação causada pela pandemia de coronavírus, que começou oficialmente em março de 2020 e ainda está em andamento.
No caso da Ucrânia, que é um importante fornecedor global de produtos agrícolas, as exportações de trigo foram severamente afetadas. A colheita foi interrompida e o acesso ao Mar Negro, rota-chave para a saída de grande parte dos produtos, foi parcialmente fechado.
A invasão pela Rússia deve fazer a economia da Ucrânia encolher à metade. Segundo estimativas do Banco Mundial, o PIB do país deve diminuir em 45% devido à destruição da infraestrutura e à perda de boa parte da mão de obra.
via @canalmeio https://t.co/L9EYOsK0P2— Oliver Stuenkel 🇧🇷 (@OliverStuenkel) April 11, 2022
Economia da Rússia
Devido às sanções impostas pelo Ocidente, a Rússia também deve sofrer uma grande recessão este ano, com previsão de encolhimento da economia em até 11,2%. As sanções fizeram com que o número de navios que desembarcam nos portos russos diminuísse quase pela metade desde o início da invasão, com consequências aos países vizinhos que dependem das exportações.
“Os impactos da guerra estão se alastrando por meio das ligações comerciais, financeiras e migratórias da região, resultando em danos econômicos às nações próximas”, informa o relatório do Banco Mundial. Também foram registradas quedas nas remessas de dinheiro enviado para casa por trabalhadores que vivem no exterior.