mercado financeiro

Dólar sobe e Ibovespa cai ao menor nível desde junho

A moeda norte-americana avançou 0,69%, cotada a R$ 5,0474. Já a bolsa brasileira encerrou com um recuo de 0,68%, aos 112.532 pontos

dólar
Moeda norte-americana – Crédito: Canva

O dólar fechou a sessão desta segunda-feira (30) em alta. Os investidores repercutiram novos sinais sobre o quadro fiscal brasileiro, após falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da FazendaFernando Haddad.

Publicidade

Além disso, o mercado também segue na expectativa pelas decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, previstas para esta semana. Balanços corporativos e indicadores econômicos também ficaram no radar.

O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, encerrou em queda.

Dólar

Ao final da sessão, a moeda norte-americana subiu 0,69%, cotada a R$ 5,0474. Com o resultado de hoje, a moeda passou a acumular ganhos de 0,69% na semana; alta de 0,41% no mês; queda de 4,37% no ano.

Ibovespa

O Ibovespa encerrou com um recuo de 0,68%, aos 112.532 pontos.

Publicidade

Na sexta-feira, o índice fechou o pregão com queda de 1,29%, aos 113.301 pontos. Com o resultado, passou a acumular queda de 0,68% na semana; recuo de 3,46% no mês; ganho de 2,55% no ano.

Reflexo mercado

Os investidores já repercutiam, desde a primeira metade do pregão, as novas indicações do quadro fiscal brasileiro.

Nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa feita após anunciar os novos nomes indicados para a diretoria do Banco Central, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou responder diretamente a perguntas sobre a manutenção da meta do governo de zerar o déficit fiscal de suas contas em 2024.

Publicidade

O ministro afirmou que não há “nenhum descompromisso” do presidente Lula em relação ao objetivo do equilíbrio fiscal do país.

“Muito pelo contrário, se ele [Lula] não estivesse preocupado com a situação fiscal, não estaria pedindo apoio da área econômica para orientação das lideranças do Congresso”, disse a jornalistas.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.