Verdade ou mentira?

Craque argentino Lionel Messi é autista?

O boato teve início em 2013 e já foi compartilhado, inclusive, por grandes nomes do esporte, como, por exemplo, Christophe Dugarry, campeão do mundo com a França em 1998.

craque-argentino-lionel-messi-e-autista
O gênio do futebol argentino, Lionel Messi, é alvo de uma fake news desde 2013 (Crédito: Clive Brunskill/Getty Images)

O gênio do futebol argentino, Lionel Messi, é constantemente associado como autista, porém, essa informação não passa de uma fake news. O boato teve início em 2013 e já foi compartilhado, inclusive, por grandes nomes do esporte, como, por exemplo, Christophe Dugarry, campeão do mundo com a França em 1998.

Publicidade

Mas, quem iniciou essa história?

Tudo começou quando o jornalista brasileiro, Roberto Amado, fez uma publicação alegando que o craque havia sido diagnosticado com autismo nível 1. O texto trazia uma série de “justificativas” que comprovariam a análise, entre elas, o modo de driblar, a timidez e o estilo de finalização de Messi. 

De lá pra cá, esse rumor ganhou força e muitas pessoas difundiram essa fake news. No entanto, a família, amigos e até o próprio médico de Lionel, Diego Schwartzstein, já desmentiram publicamente essa informação. O profissional, que acompanhou Messi durante boa parte da vida, classificou o assunto como “bobagem” e completou dizendo que o jogador nunca tinha sido diagnosticado com autismo.

O que é autismo?

Publicidade

O autismo, ou transtorno do espectro autismo, é um distúrbio neurodesenvolvedor caracterizado pelo comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Leo Messi (@leomessi)

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.