O grupo coletivo Anonymous afirmam que hackearam o sistema do Banco Central da Rússia. A afirmação foi divulgada através de uma postagem do grupo feita em uma rede social, de acordo com o portal G1.
A postagem indica que 35 mil arquivos serão divulgados nas próximas 48 horas com “acordos secretos”. No início do conflito entre Rússia e Ucrânia, o grupo hacker já havia declarado “guerra cibernética” com Vladimir Putin, líder russo.
“Nós, como grupo, queremos apenas paz no mundo. Queremos um futuro para toda a humanidade. Portanto, queremos que entendam que isto é inteiramente direcionado às ações do governo russo e de [Vladimir] Putin”, disse a postagem. O Anonymous se formou em 2003 e entende a ação hacker como uma forma de ativismo político e social.
Western companies still in Russia should leave immediately. You are fueling the Russian war machine and helping to kill innocent children. The blood money you make from Russia will always stain your hands.#Anonymous #OpRussia
— Anonymous (@YourAnonNews) March 23, 2022
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.