ONDA DE FRIO

Argentina registra temperatura mais baixa para o mês desde 1961

O Cerro Tres Picos, na Sierra de la Ventana, a maior elevação da província de Buenos Aires, amanheceu hoje com o seu pico nevado.

argentina-registra-temperatura-mais-baixa-para-o-mes-desde-1961
Argentina enfrenta temperaturas típicas de inverno (Crédito: Stephanie Keith/Getty Images)

A cidade de Buenos Aires e grande parte da Argentina enfrentaram temperaturas típicas de inverno nesta sexta-feira (17). A capital do país chegou a registrar 7,9ºC às 6h40 da manhã, o que não acontecia desde 1961. A mínima foi registrada pelo Observatório Central de Villa Ortúzar e informada pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina.

Publicidade

A temperatura chegou, inclusive, a bater a menor marca para o mês. Na série, a anterior era de 8,3ºC em 25 de fevereiro de 1966.

Além disso, o Cerro Tres Picos (1.239 metros), na Sierra de la Ventana, a maior elevação da província de Buenos Aires, amanheceu hoje com o seu pico nevado. A mínima oficial hoje na região foi de 4,8°C.

A marca histórica ocorreu exatamente cinco dias depois que o oposto havia acontecido: a capital argentina tinha alcançado a maior máxima para o mês da série histórica 1961-2022, registrando 38,1ºC no observatório central.

Segundo o METSUL, essa mudança repentina na temperatura pode ser explicada por uma potente massa de ar frio que chegou ao centro do país pela Patagônia e se deslocou para o Norte. O ar frio trouxe neve e recorde de menor máxima em Ushuaia. Várias cidades do Centro argentino estão hoje com temperaturas entre 10ºC a 15ºC mais baixas do que ontem (16).

Publicidade

Na Grande Buenos Aires, a mínima de hoje foi de 6,2ºC em Ezeiza. No interior da província de Buenos Aires, mínimas mais baixas com até 3,5ºC em Bolivar. Na Patagônia, muito frio com as mínimas de hoje descendo a -4,2ºC em Maquinchao (Rio Negro), -2,6ºC em Chapelco (Neuquén) e -2,4ºC em Bariloche (Rio Negro).

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.