família real

Como fica título de Harry após morte da rainha?

Em março de 2020, Harry abdicou de suas funções dentro da monarquia britânica. 

como-fica-titulo-de-harry-apos-morte-da-rainha
Kate Middleton, Príncipe William, Príncipe Harry e Meghan Markle (Créditos: Getty Images)

Após dois anos sem aparecer em público juntos, os príncipes Harry e William se reuniram pela segunda vez nesta quarta-feira (14) para prestar homenagem à rainha Elizabeth II. Em março de 2020, Harry abdicou de suas funções dentro da monarquia britânica.

Publicidade

No entanto, o príncipe Harry ainda permanece na fila de sucessão do trono britânico. Após a morte da rainha Elizabeth II, ele passa do sexto para o quinto lugar na fila da coroa, de acordo com as determinações dos documentos “Bill of Rights” (em português, Declaração de Direitos), de 1689, e “Act of Settlement” (Ato de Liquidação), de 1701.

Ao abdicar de suas funções, Harry e sua esposa, Meghan Markle, deixaram de receber dinheiro público para cumprir deveres da coroa. Além disso, Harry perdeu os títulos de Vossa Alteza e o direito à proteção policial da Scotland Yard. Eles ainda mantêm os títulos de Duque e Duquesa de Sussex.

A polêmica protagonizada pelo casal ocorreu após entrevistas à Oprah Winfrey. Harry e Meghan afirmaram que a família real teria expressado preocupações sobre o tom de pele de seu primeiro filho, Archie, enquanto Meghan ainda estava grávida.

Além disso, a Duquesa de Sussex declarou que o Palácio de Buckingham queria mudar o protocolo real para que Archie não viesse a se tornar príncipe. Agora, com a ascesão do Rei Charles III, Archei e sua irmã mais nova, Lilibet, têm direito aos títulos de príncipe e princesa.

Publicidade

Publicidade