líder argentina

Cristina Kirchner: “Justiça persegue líderes como Lula e eu”

A vice-presidente é acusada de liderar um esquema de desvio de verbas públicas. O julgamento do caso está marcado para essa terça-feira (06).

cristina-kirchner-justica-persegue-lideres-como-lula-e-eu-siteprioridade
Cristina Kirchner (Créditos: Getty Images)

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou que a “Justiça persegue líderes como Lula e eu”. Ela é acusada de liderar um esquema de desvio de verbas públicas. O julgamento da vice-presidente está marcado para essa terça-feira (06).

Publicidade

“A diferença é que as mesmas pessoas que o meteram preso depois foram buscá-lo e reverteram o que tinham feito. E por quê? Porque chegou [Jair] Bolsonaro, um personagem que fez muito mal ao país e a muitos atores da vida brasileira”, disse Kirchner, em entrevista à coluna da Folha de S. Paulo.

“A doutrina de Segurança Nacional e as ditaduras militares já não eram bem vistas para controlar a vontade popular e o surgimento de movimentos populares”, declarou. “Surge então o ‘Partido Judicial’ –que persegue lideranças populares e protege governos como o de [de seu principal opositor, o ex-presidente Mauricio] Macri.”

Conforme a política, a função desse “partido” é “disciplinar os líderes políticos que defendem mudanças”. Há também “uma tentativa de obstruir essas políticas, estigmatizando governos populares, dizendo que são ladrões”.

Como exemplo, a vice-presidente citou o pleito vencido por Lula no Brasil. “Eu vi nessas últimas eleições no Brasil jovens dizendo: ‘Não vamos votar no Lula porque ele foi preso, não vamos votar em presidiário, em ladrão”, disse. “Essa é a construção do senso comum por parte não apenas do Judiciário, mas também da mídia”.

Publicidade

Além disso, Kirchner afirma sofrer mais ataques por ser mulher. “Somos infinitamente mais atacadas quando exercemos cargos de poder. E se vamos contra o que desejam os setores poderosos de uma sociedade, a estigmatização é total”, declarou. “Já estampei até capas de revistas em caricaturas que falavam do orgasmo de Cristina com o poder”, continuou. “Se o Bolsonaro, em vez de homem, fosse mulher, já estava preso, já estava preso”.

Entrevista completa en video. #CristinaEnFolha https://t.co/6A7AsO2vk8

— Cristina Kirchner (@CFKArgentina) December 5, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.