INDO-PACÍFICO

Disputa com a China: EUA enviam sistema de mísseis de ataque terrestre às Filipinas

O sistema Typhoon é capaz de disparar um míssil padrão 6 (SM-6), de acordo com o Projeto de Defesa de Mísseis do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais

Disputa com a China: EUA enviam sistema de mísseis de ataque terrestre às Filipinas
Cruzador de mísseis guiados USS Antietam dispara um Phalanx Close-In Weapon System no Mar das Filipinas – Crédito: Santiago Navarro/Marinha dos EUA

A China acusou os Estados Unidos (EUA) de “alimentar o confronto militar” com a recente implantação de um potente lançador de mísseis, nas Filipinas, capaz de disparar armas com um alcance de até 1.600 quilômetros para fins de exercícios.

Publicidade

De acordo com Pequim, a presença deste sistema na região aumenta os riscos de “erro de julgamento e erro de cálculo”.

O sistema de mísseis terrestres de médio alcance do Exército dos EUA (MRC) chega a uma região bastante tensa após uma série de confrontos perigosos entre chineses e filipinos no Mar do Sul da China. Durante estes incidentes, navios das Filipinas foram atacados com canhões de água, causando ferimentos em vários marinheiros.

Esta é a primeira implantação do sistema de mísseis MRC, também conhecido como o sistema Typhon, para a região do Indo-Pacífico. A tensão vem em meio a uma série de exercícios militares EUA-Filipinas, incluindo a maior edição de todos os anos dos exercícios bilaterais de Balikatan a partir desta segunda-feira (22).

Sistema de mísseis Typhoon

O Exército dos EUA não informou por quanto tempo o sistema Typhoon irá permanecer nas Filipinas, que fazem parte da série de exercícios conjuntos entre os dois aliados do tratado.

Publicidade

Contudo, o primeiro destes exercícios, que teve início em 8 de abril, envia um sinal de que os EUA podem colocar armas ofensivas a uma curta distância das instalações chinesas no Mar do Sul da China, no sul da China continental e ao longo do Estreito de Taiwan, dizem analistas.

O sistema Typhon é capaz de disparar o míssil padrão 6 (SM-6) e uma munição de defesa de mísseis balísticos que também pode atingir navios no mar a um alcance de 370 quilômetros, de acordo com o Projeto de Defesa de Mísseis do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.