
Nesta terça-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que seu país aprova a entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Para o presidente estadunidense, o ingresso dos dois países europeus deixará a aliança ainda mais forte.
“A Finlândia e a Suécia tornarão a OTAN mais forte. Hoje, assinei os Instrumentos de Ratificação dos EUA, tornando os Estados Unidos o 23º Aliado a aprovar sua adesão à OTAN.”
A Finlândia e a Suécia solicitaram sua entrada na OTAN em maio de 2022, o que gerou um descontentamento por parte de Moscou, que deseja ver os países europeus distantes da aliança. O pedido feito pelos países foi justamente em resposta à invasão russa na Ucrânia.
Após a aprovação dos Estados Unidos, o ingresso dos dois países europeus apenas depende da votação do parlamento composto por outros sete países-membros da aliança: Eslováquia, Espanha, Grécia, Hungria, Portugal, República Tcheca e Turquia.
“[O presidente russo Vladimir] Putin pensou que poderia nos separar. Nossa aliança está mais próxima do que nunca, está mais unida do que nunca e depois que a Finlândia e a Suécia se unirem seremos mais fortes do que nunca”, afirmo Biden.
— JB3 Investimentos (@jb3assessoria) August 9, 2022