Lenha na Fogueira

EUA aprovam Finlândia e Suécia na OTAN

A Finlândia e a Suécia solicitaram sua entrada na OTAN em maio de 2022, o que gerou um descontentamento por parte de Moscou, que deseja ver os países europeus distantes da aliança.

EUA aprovam Finlândia e Suécia na OTAN
O anúncio de Joe Biden põe ainda mais lenha na fogueira mundial (Crédito: Drew Angerer/Getty Images)

Nesta terça-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que seu país aprova a entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Para o presidente estadunidense, o ingresso dos dois países europeus deixará a aliança ainda mais forte.

Publicidade

“A Finlândia e a Suécia tornarão a OTAN mais forte. Hoje, assinei os Instrumentos de Ratificação dos EUA, tornando os Estados Unidos o 23º Aliado a aprovar sua adesão à OTAN.”

A Finlândia e a Suécia solicitaram sua entrada na OTAN em maio de 2022, o que gerou um descontentamento por parte de Moscou, que deseja ver os países europeus distantes da aliança. O pedido feito pelos países foi justamente em resposta à invasão russa na Ucrânia.

Após a aprovação dos Estados Unidos, o ingresso dos dois países europeus apenas depende da votação do parlamento composto por outros sete países-membros da aliança: Eslováquia, Espanha, Grécia, Hungria, Portugal, República Tcheca e Turquia.

Publicidade