Conflito Rússia X Ucrânia

Kiev sofre bombardeio em dia de visita do secretário-geral da ONU

O ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, denunciou que os ataques foram realizados com mísseis de cruzeiro.

kiev-sofre-bombardeio-em-dia-de-visita-do-secretario-geral-da-onu-a-cidade
Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres (Crédito: Fiona Goodall/Getty Images)

A capital ucraniana, Kiev sofreu bombardeios nesta quinta-feira (28) no dia em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres visita à cidade. Correspondentes da agência de notícias AFP viram um andar de um prédio em chamas, janelas quebradas, uma forte presença policial e equipes de resgate. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko disse que houveram dois ataques em um dos bairros da capital.

Publicidade

O ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, denunciou os ataques como “um ato de barbárie” e afirmou eles foram realizados com mísseis de cruzeiro. De acordo com o G1, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em um vídeo relatou que esses bombardeios “dizem muito sobre os esforços dos dirigentes russos para humilhar a ONU e tudo o que esta organização representa”.

Durante a visita de Guterres ele afirmou que o Conselho de Segurança da ONU, fracassou em fazer o que estava ao seu alcance para prevenir e acabar com esta guerra. Um porta-voz da ONU, Saviano Abreu disse que Guterres e a comitiva se sentiram abalados com a proximidade dos bombardeios russos, embora todos estejam bem.