A capital ucraniana, Kiev sofreu bombardeios nesta quinta-feira (28) no dia em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres visita à cidade. Correspondentes da agência de notícias AFP viram um andar de um prédio em chamas, janelas quebradas, uma forte presença policial e equipes de resgate. O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko disse que houveram dois ataques em um dos bairros da capital.
O ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, denunciou os ataques como “um ato de barbárie” e afirmou eles foram realizados com mísseis de cruzeiro. De acordo com o G1, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em um vídeo relatou que esses bombardeios “dizem muito sobre os esforços dos dirigentes russos para humilhar a ONU e tudo o que esta organização representa”.
Durante a visita de Guterres ele afirmou que o Conselho de Segurança da ONU, fracassou em fazer o que estava ao seu alcance para prevenir e acabar com esta guerra. Um porta-voz da ONU, Saviano Abreu disse que Guterres e a comitiva se sentiram abalados com a proximidade dos bombardeios russos, embora todos estejam bem.
“Quando vejo esses prédios destruídos, devo dizer o que sinto. Imaginei minha família em uma dessas casas…vejo minhas netas fugindo em pânico, parte da família eventualmente morta. Esta guerra é um absurdo no século 21. A guerra é má.” – @antonioguterres, na Ucrânia. pic.twitter.com/iaI34Acx50
— ONU News Português (@ONUNews) April 28, 2022