Novos laços

Líderes de Israel e Turquia realizam primeiro encontro em quase 15 anos

O primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, agradeceu ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pelo compartilhamento de informações entre os países.

Líderes de Israel e Turquia realizam primeiro encontro em quase 15 anos
Recep Tayyip Erdogan e Yair Lapid (Crédito: Anna Moneymaker/ Sean Gallup/ Getty Images)

Os líderes de Israel e da Turquia se reuniram pela primeira vez em quase 15 anos, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que foi marcada nos Estados Unidos. Segundo comunicado para o site Al Jazeera, o primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, agradeceu ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pelo compartilhamento de informações entre os países.

Publicidade

Em agosto, os dois países reataram oficialmente as relações diplomáticas. A Turquia, membro da OTAN, tem recebido participantes do Hamas, um movimento palestino que administra a Faixa de Gaza. Essa ligação gera tensão e discórdia nos laços entre Israel e Turquia.

“Tive uma reunião produtiva com @RTErdogan, o primeiro entre o presidente da Turquia e o primeiro-ministro de Israel em quase 15 anos. As relações entre Israel e Turquia são fundamentais para a estabilidade regional e trazem benefícios tangíveis para ambos os nossos países.”, publicou Lapid nas redes sociais.

História entre os países

Desde a Guerra na Faixa de Gaza (2008-2009) e a morte de nove civis turcos em um ataque israelense em 2010 ao navio de socorro, Mavi Marmara, enquanto tentava quebrar o bloqueio em Gaza, as relações entre Israel e Turquia foram problemáticas, segundo Al Jazeera.

Publicidade

Após a Guerra de Gaza, Erdogan condenou publicamente o ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres e as políticas de seu país sobre a Palestina, enquanto estava no palco do Fórum Econômico Mundial em Davos em março de 2009.

 

Publicidade