
Os líderes de Israel e da Turquia se reuniram pela primeira vez em quase 15 anos, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que foi marcada nos Estados Unidos. Segundo comunicado para o site Al Jazeera, o primeiro-ministro israelense, Yair Lapid, agradeceu ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pelo compartilhamento de informações entre os países.
Em agosto, os dois países reataram oficialmente as relações diplomáticas. A Turquia, membro da OTAN, tem recebido participantes do Hamas, um movimento palestino que administra a Faixa de Gaza. Essa ligação gera tensão e discórdia nos laços entre Israel e Turquia.
“Tive uma reunião produtiva com @RTErdogan, o primeiro entre o presidente da Turquia e o primeiro-ministro de Israel em quase 15 anos. As relações entre Israel e Turquia são fundamentais para a estabilidade regional e trazem benefícios tangíveis para ambos os nossos países.”, publicou Lapid nas redes sociais.
Yesterday, I had a productive meeting with @RTErdogan, the first between the President of Türkiye and Israel’s Prime Minister in nearly 15 years.
Relations between Israel and Türkiye are key for regional stability, and bring tangible benefits for both our countries. 🇮🇱 🇹🇷 pic.twitter.com/cPmobLc6RX
— יאיר לפיד – Yair Lapid (@yairlapid) September 21, 2022
História entre os países
Desde a Guerra na Faixa de Gaza (2008-2009) e a morte de nove civis turcos em um ataque israelense em 2010 ao navio de socorro, Mavi Marmara, enquanto tentava quebrar o bloqueio em Gaza, as relações entre Israel e Turquia foram problemáticas, segundo Al Jazeera.
Após a Guerra de Gaza, Erdogan condenou publicamente o ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres e as políticas de seu país sobre a Palestina, enquanto estava no palco do Fórum Econômico Mundial em Davos em março de 2009.