atrasos no encerramento

Participação eleitoral aumenta na Argentina, mas permanece entre as mais baixas

Justiça eleitoral informa que 69% do eleitorado votaram, índice levemente mais alto do que o registrado nas eleições de 2021

eleição-argentina
(Crédito: reprodução/Twitter)

Os resultados das eleições na Argentina deveriam estar oficialmente disponíveis a partir das 21h deste domingo, mas até momento nenhum resultado foi conhecido. A divulgação dos resultados está atrasada.

Publicidade

A contagem foi encerrada oficialmente às 18h00, mas em vários centros de votação o horário foi estendido até as 19h30, devido a longas filas e atrasos técnicos relacionados ao sistema de votação eletrônica, principalmente em Buenos Aires, capital do país.

Os centros de votação abriram neste domingo (13) às 8h e terminaram às 18h. Segundo o governo do país, até às 19h, a participação dos cidadãos no processo foi de 69%, um pouco mais alta que em 2021 (67%).

As típicas pesquisas de boca de urna, resultados não oficiais, gerou uma extrema tensão após o fechamento das eleições, no qual coincidiu com o sigilo por parte das principais forças políticas.

Expectativa

O candidato a presidente pela coalizão La Libertad Avanza, Javier Milei, busca entrar em ação, enfrentando as coalizões hegemônicas das últimas eleições. No seu comitê eleitoral há um profundo otimismo à espera de resultados, muitos líderes pediram “prudência”.

Publicidade

A coligação Unión por la Patria, a primária enfrenta Sergio Massa e Juan Grabois, com a balança pendendo para o ministro da Economia, que conta com o apoio de Cristina Kirchner e Alberto Fernández.

Na oposição, Patricia Bullrich disputa a candidatura presidencial pela coligação de Juntos pela Mudança contra Horacio Rodríguez Larreta na mais tensa e disputada disputa interna a nível nacional.

Publicidade

Resultados finais

Não há muitas certezas quando serão conhecidos os resultados finais. A Câmara Eleitoral trouxe a informação que os dados iniciais estariam no site oficial results.gov.ar, a partir das 21h. Porém, o governo nacional já avisou que a contagem será lenta e pediu “paciência”, no qual indicam atrasos na divulgação desses dados.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.