O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta sexta-feira (15) que considera o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma “bênção” para o Brasil. A declaração foi dada em coletiva diária do líder mexicano.
“Não deveria me meter a dizer mais coisas, porque vão acontecer eleições, mas ele é uma opção, uma alternativa, uma bênção para aquele país e aquele povo fraternal”, declarou López Obrador. Em outubro, o mexicano já havia classificado o petista como como um homem “excepcional, extraordinário” e “vigoroso”.
López Obrador também fez questão de lembrar a visita de Lula ao México em março, quando os dois se encontraram no Palácio Nacional, sede do governo do país. “Eu o vejo como um líder muito melhor do que antes, ele é admirável”, afirmou.
O presidente mexicano já havia comemorado, em março de 2021, a anulação das penas de prisão contra Lula no âmbito da operação Lava Jato e voltou a citar o tema hoje. “Os conservadores queriam destruí-lo e o prenderam injustamente, inventaram crimes e queriam destruí-lo. Ele estava na prisão, e o conservadorismo se levantou. No final, ficou conhecido que tudo era falso”, afirmou.
#ConferenciaPresidente. Subraya @lopezobrador_ el papel de Lula, “un hombre excepcional”, a quien le inventaron delitos. “Lo veo muchísimo mejor como dirigente… es una bendición” para Brasil. pic.twitter.com/AeiVbPxb2M
— Jenaro Villamil (@jenarovillamil) July 15, 2022