GUERRA NA UCRÂNIA

Putin promete vitória russa ao relembrar Stalingrado

Presidente russo disse lutar novamente contra a Alemanha e prometeu repetir o feito de 80 anos atrás quando soviéticos saíram vitoriosos.

Putin promete vitória russa ao relembrar Stalingrado
Presidente russo faou em evento de comemoração da vitória na Batalha de Stalingrado (Crédito: Reprodução/ Twitter)

O presidente russo Vladimir Putin discursou na celebração dos 80 anos da Batalha de Stalingrado e prometeu vitória sobre a Ucrânia. Ele aproveitou a ocasião para comparar o conflito atual com o êxito na derrota da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

A fala de Putin surge pouco tempo depois de os alemães prometerem o fornecimento de tanques Leopard 2 para as frentes de batalha ucranianas. Ele diz que vê mais uma vez um enfrentamento entre Rússia e Alemanha e que a vitória de 80 anos atrás irá se repetir.

“Mais uma vez nós somos ameaçados pelos tanques Leopard alemães, que carregam cruzes aos lados. Mais uma vez eles querem lutar com a Rússia na Ucrânia com as mãos de colaboradores nazistas”, declarou Putin.

O momento é de vantagem russa na invasão da Ucrânia, depois de forças russas conseguirem aumentar sua influência, especialmente a leste no território ucraniano.

02 DE FEVEREIRO

O dia 02 de fevereiro ficou marcado na história russa pela lembrança da batalha de Stalingrado, conflito entre forças soviéticas e alemãs, que resultou na morte de cerca de dois milhões de pessoas e na vitória da União Soviética. Os russos costumam celebrar a data que marca a virada dos soviéticos na Guerra, até então desmoralizados pelas repetidas derrotas.

Publicidade

Na cidade de Volgogrado, antiga Stalingrado, foi inaugurado um busto de Joseph Stalin na última quarta-feira (01), em homenagem aos 80 anos do conflito. Stalin governava o país no período.

Nesta quinta-feira (02), dia do aniversário do fim da batalha, o presidente Vladimir Putin participou das celebrações em Volgogrado, onde milhares de pessoas se reuniram para acompanhar o desfile da vitória. A comemoração contou com veículos blindados, tanques do período da Segunda Guerra Mundial e tanques modernos, estes estampados com um “V”, símbolo usado pelas forças russas na invasão à Ucrânia.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.