
O Ministério da Defesa da Rússia acusou nesta quinta-feira (18) a Ucrânia de planejar uma “provocação” na usina nuclear de Zaporizhzhia, durante a visita do secretário-geral da ONU, Antônio Guterres.
A Rússia divulgou a acusação por meio da a agência de notícias estatal russa RIA. A visita do representante da ONU a Kiev acontecerá nesta sexta-feira (19), segundo a CNN. A usina está sob o controle russo e o ministério da Defesa, por meio de comunicado, disse que não há armas pesadas russas no local ou em distritos próximos.
A usina nuclear de Zaporizhzhia vem sofrendo bombardeios, os quais Ucrânia e Rússia trocam acusações sobre a autoria, o que levanta temores sobre a segurança do local. Em ataques recentes, uma linha de alta tensão foi danificada, o que forçou um dos reatores da usina a parar de operar, apesar de nenhum vazamento ter sido detectado.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que conversou com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, que estava pronto para liderar uma delegação à usina. “Enfatizei a urgência da missão em lidar com as ameaças à segurança nuclear causadas pelas hostilidades da Rússia”, disse Kuleba.
A União Europeia e outros 42 países, incluindo os Estados Unidos, pediram à Rússia que deixe a usina nuclear de Zaporizhia. A Rússia acusou a ONU de cancelar a visita da Agência Internacional de Energia Atômica ao local #AgoraCNN pic.twitter.com/PyE1EBzPE6
— CNN Brasil (@CNNBrasil) August 16, 2022