Laboratório Espacial

Rússia divulga que sairá da Estação Espacial Internacional no final de 2024

A NASA afirma que não foi notificada oficialmente sobre a decisão.

Rússia divulga que sairá da Estação Espacial Internacional no final de 2024
Estação Espacial Internacional  (Crédito: Handout / Comunicado)

O chefe da agência espacial da Rússia divulgou nesta terça-feira (26) que após o contrato atual com a Estação Espacial Internacional encerrar no final de 2024, a Rússia deixará o laboratório. “A decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, disse Yuri Borisov, administrador do Roscosmos. 

Publicidade

Segundo o G1, a diretora da estação espacial da NASA, Robyn Gatens, disse que os russos não comunicaram a intenção, deixando de seguir o que o acordo intergovernamental da estação pedia. “Nós literalmente acabamos de ver isso também. Não recebemos nada oficial”, afirmou Gatens. 

Estação Espacial Internacional 

As agências espaciais da Rússia, EUA, Europa, Japão e Canadá administram a Estação Espacial Internacional. O primeiro equipamento foi colocado em órbita em 1998, sendo usado para realizar pesquisas científicas em gravidade zero e testa equipamentos para futuras viagens espaciais. 

Geralmente, a estação conta com uma tripulação de sete pessoas, que passam diversos meses a bordo a cerca de 400 km fora da Terra. O laboratório consiste em duas seções principais, uma administrada pela Rússia, outra pelos EUA e outros países. 

Publicidade



Publicidade