O chefe da agência espacial da Rússia divulgou nesta terça-feira (26) que após o contrato atual com a Estação Espacial Internacional encerrar no final de 2024, a Rússia deixará o laboratório. “A decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, disse Yuri Borisov, administrador do Roscosmos.
Segundo o G1, a diretora da estação espacial da NASA, Robyn Gatens, disse que os russos não comunicaram a intenção, deixando de seguir o que o acordo intergovernamental da estação pedia. “Nós literalmente acabamos de ver isso também. Não recebemos nada oficial”, afirmou Gatens.
Estação Espacial Internacional
As agências espaciais da Rússia, EUA, Europa, Japão e Canadá administram a Estação Espacial Internacional. O primeiro equipamento foi colocado em órbita em 1998, sendo usado para realizar pesquisas científicas em gravidade zero e testa equipamentos para futuras viagens espaciais.
Geralmente, a estação conta com uma tripulação de sete pessoas, que passam diversos meses a bordo a cerca de 400 km fora da Terra. O laboratório consiste em duas seções principais, uma administrada pela Rússia, outra pelos EUA e outros países.
Governo russo diz que país vai sair da Estação Espacial Internacional em 2024 e vai construir seu próprio posto avançado no espaço sideral.
— Renato Souza (@reporterenato) July 26, 2022