INTELIGÊNCIA

Rússia incluiu o jogador de xadrez e opositor Garry Kasparov em uma lista de “terroristas e extremistas”

Informação foi confirmada pelo serviço de vigilância financeira russo

Rússia
Rússia coloca campeão mundial de xadrez exilado em lista de “terroristas e extremistas” – Crédito: Reprodução

O governo da Rússia adicionou Garry Kasparov, o ex-campeão mundial de xadrez exilado nos Estados Unidos, à sua lista de pessoas classificadas como “terroristas e extremistas ”, segundo um comunicado divulgado pelo serviço de vigilância financeira russo.

Publicidade

A notícia correspondente foi divulgada hoje no portal da Rosfinmonitoring , órgão de supervisão financeira da Rússia, e foi corroborada pela agência internacional AFP.

Nasce uma estrela

Nascido em 1963 no Azerbaijão, então parte da União Soviética, Kasparov destacou-se como um crítico contundente do presidente Vladimir Putin, que concorrerá nas eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 15 de março.

Garry Kasparov, reconhecido como um dos melhores enxadristas de todos os tempos, antes de se tornar um adversário de destaque de Putin, obteve o título de campeão mundial entre 1985 e 2000. Posteriormente, em 2013, temendo ser processado, saiu da Rússia e atualmente mora nos Estados Unidos, onde continua a denunciar as ações do governo russo, incluindo a sua campanha militar na Ucrânia.

Em 2022, Kasparov foi designado como “agente estrangeiro” na Rússia, uma designação comumente usada contra opositores, incluindo jornalistas e ativistas, que enfrentam procedimentos administrativos complexos no país.

Publicidade

Garry Kasparov: “Putin é o assassino de Navalny”

Quinze dias atrás, após a notícia da morte na prisão do líder da oposição russa, Alexei Navalny, Kasparov não hesitou em responsabilizar o presidente russo. Em sua conta no X, ele escreveu: “Putin é o assassino de Navalny”.

Em dezembro passado, a Rússia classificou Boris Akunin, um dos escritores contemporâneos mais populares do país como terrorista e extremista. O intelectual é conhecido pelas suas posições críticas em relação à guerra na Ucrânia.

A maior parte dos opositores restantes da Rússia está presa.

Publicidade

Kasparov é reconhecido por sua rivalidade épica na década de 1980 com Anatoly Karpov, outra lenda do xadrez soviético. Karpov foi eleito deputado pelo partido do presidente russo, que apoia abertamente.

***Matéria originalmente publicada em perfil.com

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.