Generais russos anunciaram nesta quarta-feira (9) que estarão tirando suas tropas da cidade de Kherson, capital homônima de uma das províncias ucranianas anexadas pela Rússia. A decisão, de acordo com a versão russa, foi para preparar uma defesa mais forte do outro lado do rio que corta a região.
De acordo com a agência de notícias Al Jazeera, o anúncio partiu do general Sergei Surovikin durante uma fala para a televisão estatal russa, na qual ele afirmou que seria impossível continuar suprindo as tropas localizadas na cidade. No lugar, o oficial sugeriu montar uma defesa no lado oriental do rio Dnieper.
“Eu entendo que essa é uma decisão muito difícil, mas ao mesmo tempo nós vamos preservar o que é mais importante – a vida dos nossos soldados e, no geral, a efetividade de combate do grupo de tropas, o qual é fútil de ser mantido na margem ocidental, numa área limitada“, explicou o general.
A Al Jazeera também noticiou que Ramzan Kadyrov, líder checheno que já chegou a defender o uso de armas nucleares de menor potencial na guerra, prestou seu respeito ao “passo para trás” dado por Surovikin. “(ele) fez a difícil, porém certa, escolha entre sacrifícios sem sentido em nome de declarações barulhentas e salvar as inegociáveis vidas dos soldados“, disse Kadyrov.
No entanto, líderes ucranianos acreditam que as tropas russas podem tentar oferecer uma última luta antes de abandonar a cidade. Kherson é a única capital provinciana controladas pela Rússia entre as quatro províncias anexadas, com um enorme valor estratégico para ambos os invasores e os resistentes.
As suspeitas também foram alimentadas pelas explosões de pontes que ficam no caminho entre a cidade e a travessia do rio, que ucranianos estão acreditando ser uma estratégia dos russos para atrasar seu avanço.
Russians have started to systemically blow up bridges in Kherson oblast
(West of Dnipro River)., To the south in Snihurivka
, as well as the remaining bridge at Darivka have been almost nearly destroyed
Reports that the bridge dam at Novokairy is also down. pic.twitter.com/S8qpZLuwHk
— Anonymous Intelligence Ops (@AnonIntelOps) November 9, 2022
Actions speak louder than words. We see no signs that Russia is leaving Kherson without a fight. A part of the ru-group is preserved in the city, and additional reserves are charged to the region. 🇺🇦 is liberating territories based on intelligence data, not staged TV statements.
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) November 9, 2022