
As forças militares da Rússia mantêm sua “operação de contraterrorismo” após o que parecia ser uma das maiores incursões transfronteiriças da Ucrânia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.
Enquanto os combates na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, entram em seu segundo dia, autoridades russas disseram que drones foram abatidos por armamento antiaéreo. Segundo a Al Jazeera, oito pessoas ficaram feridas e alguns moradores estão fugindo do local.
A Ucrânia nega a alegação da Rússia de que Kiev estaria por trás dos ataques. A inteligência militar ucraniana foi citada por ter afirmado que dois grupos armados da oposição russa – a Legião da Liberdade da Rússia e o Corpo de Voluntários Russos, ambos compostos por cidadãos russos – foram os responsáveis pelos ataques.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, visitou os fuzileiros navais na linha de frente oriental para agradecê-los por seu papel na resistência à invasão russa.
A Ucrânia conta com empréstimos de centenas de milhões de dólares, apoio militar e logístico dos países que compõem a Organização do Tratato do Atlântico Norte (Otan) na guerra contra a Rússia
O Kremlin reiterou a afirmação que “militantes ucranianos” ainda se mantêm ativos na região de Belgorod, um dia depois que as autoridades locais declararam uma “operação de contraterrorismo” para repelir o que chamaram de grupo de sabotagem ucraniano.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, em entrevista, que a campanha militar da Rússia foi lançada para evitar tais incidentes e que mais esforços são necessários do lado russo. Kiev, por outro lado, relatou que está observando de perto a situação em Belgorod, mas “não tem nada a ver com isso”, fazendo referência ao suposto apoio a grupos de oposição ao governo russo de Vladimir Putin.
❗️INFORMATION THAT NEEDS CONFIRMATION❗️
Two more villages of Belgorod People Republic was liberated from Putin’s terrorist regime!!!!
The village of Gorkovskii and the village of Shchetinovka in the Belgorod region came under the control of liberation army. pic.twitter.com/xo3o8OrUDn
— Cloooud |🇺🇦 (@GloOouD) May 23, 2023