ATAQUES COM DRONES

Rússia realiza operações de contraterrorismo na Ucrânia

O Kremlin acusa Kiev de apoiar grupos de oposição ao governo de Vladimir Putin

Rússia realiza operações de contraterrorismo na Ucrânia
A região de Bakhmut, na Ucrânia, tem sido alvo de intensos ataques da Rússia desde junho de 2022 (Crédito Foto: Scott Olson/Getty Images)

As forças militares da Rússia mantêm sua “operação de contraterrorismo” após o que parecia ser uma das maiores incursões transfronteiriças da Ucrânia desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.

Publicidade

Enquanto os combates na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, entram em seu segundo dia, autoridades russas disseram que drones foram abatidos por armamento antiaéreo. Segundo a Al Jazeera, oito pessoas ficaram feridas e alguns moradores estão fugindo do local.

A Ucrânia nega a alegação da Rússia de que Kiev estaria por trás dos ataques. A inteligência militar ucraniana foi citada por ter afirmado que dois grupos armados da oposição russa – a Legião da Liberdade da Rússia e o Corpo de Voluntários Russos, ambos compostos por cidadãos russos – foram os responsáveis pelos ataques.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, visitou os fuzileiros navais na linha de frente oriental para agradecê-los por seu papel na resistência à invasão russa.

A Ucrânia conta com empréstimos de centenas de milhões de dólares, apoio militar e logístico dos países que compõem a Organização do Tratato do Atlântico Norte (Otan) na guerra contra a Rússia

Publicidade

O Kremlin reiterou a afirmação que “militantes ucranianos” ainda se mantêm ativos na região de Belgorod, um dia depois que as autoridades locais declararam uma “operação de contraterrorismo” para repelir o que chamaram de grupo de sabotagem ucraniano.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, em entrevista, que a campanha militar da Rússia foi lançada para evitar tais incidentes e que mais esforços são necessários do lado russo. Kiev, por outro lado, relatou que está observando de perto a situação em Belgorod, mas “não tem nada a ver com isso”, fazendo referência ao suposto apoio a grupos de oposição ao governo russo de Vladimir Putin.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.