PERSPECTIVA INÉDITA

Supertelescópio James Webb captura a visão mais nítida dos anéis de Netuno

Anéis do planeta só foram descobertos em 1989.

Luas de Netuno também apareceram na imagem (Reprodução/ESA)

O telescópio espacial internacional James Webb fez o seu primeiro registro de Netuno nesta quarta-feira (21). O oitavo planeta do sistema solar fica a quase 4 bilhões de quilômetros de distância da Terra. As imagens foram divulgadas pela Nasa e ESA.

Publicidade

De acordo com a agência norte-americana, a imagem é o registro inédito mais nítido em 30 anos dos anéis desse planeta. Netuno é o único planeta do nosso sistema solar que não é observável a olho nu e só teve seus anéis descobertos em 1989, tornando essa perspectiva capturada pelo James Webb algo inédito.

Publicidade

“Fazem três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”, disse Heidi Hammel, cientista da equipe do telescópio.

Esse nível de detalhe foi permitido por meio da Near-Infrared Camera (NIRCam) do observatório, uma câmera que possui três filtros infravermelhos para capturar imagens no espaço.

Publicidade

O telescópio  também conseguiu capturar sete das 14 luas conhecidas de Netuno. 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.