
O telescópio espacial internacional James Webb fez o seu primeiro registro de Netuno nesta quarta-feira (21). O oitavo planeta do sistema solar fica a quase 4 bilhões de quilômetros de distância da Terra. As imagens foram divulgadas pela Nasa e ESA.
This latest image from the NASA/ESA/CSA James #Webb Space Telescope (NIRCam) shows #Neptune, taken on 12 July 2022, bringing the planet’s rings into full focus for the first time in more than three decades 👉 https://t.co/oqmAvBBT72 pic.twitter.com/Z7xwCwRu2M
— ESA (@esa) September 21, 2022
De acordo com a agência norte-americana, a imagem é o registro inédito mais nítido em 30 anos dos anéis desse planeta. Netuno é o único planeta do nosso sistema solar que não é observável a olho nu e só teve seus anéis descobertos em 1989, tornando essa perspectiva capturada pelo James Webb algo inédito.
“Fazem três décadas desde a última vez que vimos esses anéis fracos e empoeirados, e esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho”, disse Heidi Hammel, cientista da equipe do telescópio.
Esse nível de detalhe foi permitido por meio da Near-Infrared Camera (NIRCam) do observatório, uma câmera que possui três filtros infravermelhos para capturar imagens no espaço.
O telescópio também conseguiu capturar sete das 14 luas conhecidas de Netuno.