
O comitê responsável pela investigação do ataque ao Capitólio dos Estados Unidos revelou que Donald Trump, ex-presidente dos EUA, planejava um golpe para continuar comandando o país. Trump perdeu as eleições para Joe Biden.
A audiência televisionada na quinta-feira (09) mostrou aos espectadores as descobertas da investigação. A pauta principal foi as provas de como Trump e sua equipe tentaram anular os resultados das eleições de 2020. Até chegarem ao fato, o comitê especial entrevistou mais de mil pessoas.
Bennie Thompson, presidente do comitê, acredita que Trump está envolvido bem “no centro dessa conspiração’‘. “O dia 6 de janeiro (2021) foi o culminar de uma tentativa de golpe, uma tentativa descarada, como disse um manifestante pouco depois de 6 de janeiro, de derrubar o governo. A violência não foi um acidente”, disse Thompson.
O painel apropriou-se de depoimentos prestados a portas fechadas por alguns conselheiros mais próximos e confiáveis de Trump. Além disso, divulgaram imagens da violência que tomou conta da sede do governo e que causou a morte de cinco pessoas.
Trump pode ser processado e, se condenado, pode se tornar inelegível.
“Apenas um grande motivo para assistir as audiências de hoje, 6 de janeiro? Trump e os republicanos do MAGA não querem que você faça isso”.
Just one great reason to watch today’s January 6 hearings? Trump and the MAGA Republicans desperately don’t want you to.
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 9, 2022