Nessa terça-feira (15), a Ucrânia destruiu helicópteros russos no Aeroporto Internacional de Kherson. Em algumas fotos que circulam é possível ver uma grande nuvem de fumaça preta sobre o aeroporto. Até o momento é o ataque de maior destruição realizados pelos militares ucranianos durante a guerra.
Pelo menos três aeronaves foram destruídas e veículos militares que estavam próximos ao aeroporto também foram. De acordo com à CNN, o ataque militar no aeroporto foi captado pelo Fire Information for Resource Management System (Firms) da Nasa, que rastreia grandes incêndios em todo o mundo. Através de dados coletados é possível saber que o ataque aconteceu por volta das 13h42 no horário local.
Nessa terça-feira (15), o presidente Volodymyr Zelensky disse em uma publicação no Twitter que “a Ucrânia obteve uma vitória completa em seu caso contra a Rússia na Corte Internacional de Justiça. A Corte Internacional de Justiça ordenou que parasse imediatamente a invasão. A ordem é vinculativa sob o direito internacional. A Rússia deve cumprir imediatamente. Ignorar a ordem isolará ainda mais a Rússia.”
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
A Ucrânia tem recebido ajuda de vários países. Nessa terça-feira (15), a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen afirmou “congratulo-me com a rápida adoção pelos Estados-Membros da UE do 4.º pacote de sanções contra a Rússia. Isso prejudicará ainda mais a capacidade de Putin de financiar essa guerra injustificada. A União Europeia e seus parceiros manterão a pressão sobre o Kremlin até que ele pare a invasão da Ucrânia.”
I welcome the fast adoption by EU Member States of the 4th package of sanctions against Russia.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) March 15, 2022
This will further cripple Putin’s ability to finance this unjustified war.
The EU and its partners will keep up the pressure on the Kremlin until it stops the invasion of Ukraine.