Ucrânia destrói helicópteros russos no aeroporto de Kherson

Até o momento é o ataque de maior destruição, realizado pelas forças ucranianas

ucrania-destroi-helicopteros-russos-no-aeroporto-de-kherson
Grande nuvem de fumaça preta sobre o aeroporto (Crédito: Reprodução / Satélites Planet Labs)

Nessa terça-feira (15), a Ucrânia destruiu helicópteros russos no Aeroporto Internacional de Kherson. Em algumas fotos que circulam é possível ver uma grande nuvem de fumaça preta sobre o aeroporto. Até o momento é o ataque de maior destruição realizados pelos militares ucranianos durante a guerra.

Publicidade

Pelo menos três aeronaves foram destruídas e veículos militares que estavam próximos ao aeroporto também foram. De acordo com à CNN, o ataque militar no aeroporto foi captado pelo Fire Information for Resource Management System (Firms) da Nasa, que rastreia grandes incêndios em todo o mundo. Através de dados coletados é possível saber que o ataque aconteceu por volta das 13h42 no horário local.

Nessa terça-feira (15), o presidente Volodymyr Zelensky disse em uma publicação no Twitter que “a Ucrânia obteve uma vitória completa em seu caso contra a Rússia na Corte Internacional de Justiça. A Corte Internacional de Justiça ordenou que parasse imediatamente a invasão. A ordem é vinculativa sob o direito internacional. A Rússia deve cumprir imediatamente. Ignorar a ordem isolará ainda mais a Rússia.”

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

A Ucrânia tem recebido ajuda de vários países. Nessa terça-feira (15), a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen afirmou “congratulo-me com a rápida adoção pelos Estados-Membros da UE do 4.º pacote de sanções contra a Rússia. Isso prejudicará ainda mais a capacidade de Putin de financiar essa guerra injustificada. A União Europeia e seus parceiros manterão a pressão sobre o Kremlin até que ele pare a invasão da Ucrânia.”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.