Internacional

União Europeia não chega a acordo sobre preço do petróleo russo

A Europa busca alternativas para diminuir a dependência do petróleo da Rússia.

União Europeia não chega a acordo sobre preço do petróleo russo
Atividade de extração de petróleo em terra (Crédito: David McNew/Getty Images)

Uma reunião entre os países que compõem a União Europeia (UE) não conseguiu definir um teto para o preço do petróleo bruto russo comprado pela Europa. Segundo uma reportagem da CNN Brasil, alguns diplomatas disseram que a Polônia não aceitou as condições propostas pelo G7 para diminuir o financiamento da invasão na Ucrânia.

Publicidade

“Não há acordo. Os textos legais já foram acordados, mas a Polônia ainda não concorda com o preço”, afirmou um diplomata. A próxima rodada de negociações ainda não tem data definida, embora a política de teto de preços entre em vigor no dia cinco de dezembro.

Segundo a CNN, diplomatas poloneses disseram que, se não houver acordo sobre o preço do petróleo, a União Europeia implementaria medidas negociadas em maio. Estas medidas são mais severas e propõem a proibição de todas as importações de petróleo bruto russo a partir de 5 de dezembro.

“Os poloneses são totalmente inflexíveis quanto ao preço, sem sugerir uma alternativa aceitável. Claramente há uma irritação crescente com a posição polonesa”, disse um diplomata da UE.

A Hungria e mais dois países da Europa Central que não têm acesso ao litoral já garantiram sua isenção da proibição, pois são extremamente dependentes do petróleo russo.

Publicidade

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.