Europa antecipará vacinação em crianças

A vacinação dará início uma semana antes do planejado

europa-antecipara-vacinacao-em-criancas
Começará a vacinação em crianças (Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images)

A partir do dia 13 de dezembro, a Europa antecipará a vacinação em crianças de cinco a 11 anos, sendo assim uma semana antes do planejado, segundo o Ministério da Saúde da Alemanha. O imunizante utilizado será Pfizer, aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) , contendo a dose pediátrica de 10 microgramas em cada aplicação.

Publicidade

De acordo com a Pfizer,o imunizante para essa faixa etária apresenta 90,7% de eficácia. A expectativa era de que as doses pediátricas fossem entregues a partir do dia 20 de dezembro, mas o governo conseguiu que fossem antecipadas. A Alemanha deve receber cerca de 2,4 milhões de doses pediátricas para uso em duas doses.

Em um comunicado o Ministro da Saúde, Jens Spahn afirmou “Dada a atual situação de pandemia, esta é uma boa notícia para pais e filhos. Muitos estão aguardando ansiosamente”.

A aceleração da vacina, é devido a importância global de todos estarem imunizados, pois é comprovado ser a melhor forma de conter a pandemia, principalmente neste momento, com o surgimento da nova variante Ômicron. Nova cepa que já foi identificada em 22 países e recentemente descoberta, que antes de aparecer na África do Sul, já circulava pela Europa.

De acordo com à CNN, Emer Cooke, Diretora Executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse que embora as vacinas até agora tenham se mostrado “eficazes contra as variantes circulantes”, há uma necessidade de “entender se será ou não esse o caso” disse ao Parlamento Europeu. Os testes que primeiro devem ocorrer é para ver se as atuais vacinas protegem contra a Ômicron.

Publicidade

“Se houver necessidade de alterar as vacinas atuais, as empresas terão que adaptar suas formulações para incluir o novo sequenciamento” disse Cooke. Além disso, acrescentou que a EMA está trabalhando com empresas farmacêuticas e outros reguladores para garantir que eles estejam “tão preparados e prontos quanto possível”.

Em um comunicado no Twitter o atual Ministro da Saúde, Jens Spahn disse:

“Marca importante: Mais de 10 milhões de vacinações de reforço. Isso significa que quase todas as pessoas com mais de 60 anos que já foram vacinadas receberam o reforço para aumentar a proteção da vacinação. Queremos mais que dobrar esses números até o Natal. (1/2)”. “Boas notícias: conseguimos que a vacina para crianças de 5 a 11 anos fosse entregue em toda a UE uma semana antes. O fabricante nos prometeu isso. Tendo em vista a atual pandemia, isso é importante para pais e filhos que desejam se proteger! (2/2)”

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.