PROCEDIMENTOS INTERNOS

CCJ da Câmara analisa prisão de deputado suspeito de mandar matar Marielle Franco

Na primeira reunião dedicada ao assunto, os deputados Gilson Marques (Novo-SC), Fausto Pinato (PP-SP) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) pediram mais tempo para analisar o caso

CCJ da Câmara analisa prisão de deputado suspeito de mandar matar Marielle Franco
Chiquinho Brazão e Domingos Brazão, acusados de mandar matar Marielle Franco – Crédito: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados volta a analisar, nesta quarta-feira (9), a prisão do deputado Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

Publicidade

A Constituição e o regimento da Câmara estabelecem que a prisão de deputados seja analisada pela CCJ e pelo plenário da Casa.

Na primeira reunião dedicada ao assunto, os deputados Gilson Marques (Novo-SC), Fausto Pinato (PP-SP) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) pediram mais tempo para analisar o caso.

Como será a reunião da CCJ

  • A reunião tem 38 parlamentares inscritos para discursar. O número pode crescer até o início da discussão;
  • Os membros da comissão podem falar por 15 minutos e os não membros, por 10 minutos. Na reunião desta segunda-feira (8), os parlamentares tentaram, sem sucesso, chegar a um acordo para reduzir o tempo dos discursos; a reunião de hoje deve se alongar;
  • Existe a possibilidade de os deputados analisarem um requerimento de encerramento de discussão após dez parlamentares se pronunciarem, mas ainda não há acordo sobre a aprovação.

Os parlamentares devem votar, na CCJ, para manter a prisão do deputado Chiquinho Brazão. Por outro lado, deputados de centro-direita devem usar suas manifestações para criticar a prisão que, de acordo com eles, não respeitou os procedimentos previstos na Constituição.

Para aprovar o relatório na comissão é necessário que haja maioria simples, ou seja,  da maioria dos presentes na reunião. Depois de votado na CCJ, o parecer vai ao plenário, onde a situação será outra.

Publicidade

nbsp;

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.