Erros acima da Margem

Cade pede investigação contra institutos de pesquisa

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aponta erros dos institutos Ipec, Ipespe e Datafolha no primeiro turno.

oito-cidades-vao-eleger-prefeito-governador-e-presidente-no-dia-30
(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, pediu a abertura de uma investigação contra os institutos de pesquisa por conta da diferença entre os resultados dos levantamentos eleitorais e as porcentagens de votos contidas nas urnas.

Publicidade

No documento, Macedo afirma que “erros foram evidenciados pelos resultados das urnas apuradas, quando se constatou que as pesquisas de diferentes institutos de pesquisa, tais como o DATAFOLHA, IPEC, IPESPE, dentre outros, erraram, para além das margens de erro, nas pontuações em relação a alguns dos candidatos”.

O texto do Cade sugere que os supostos erros dos institutos de pesquisa podem caracterizar infração eleitoral e também uma possível infração de ordem econômica. Isso porque, segundo Macedo, “as análises servem para demonstrar que é improvável que os erros individualmente cometidos sejam coincidência ou mero acaso, ou seja, que mesmo valendo-se de metodologia conhecida e supostamente segura não se espera que um instituto de pesquisa possa apresentar uma discrepância tão grande entre a sua pesquisa e a realidade, sem que haja um viés”.

Na véspera das eleições, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecia com 50% das intenções de voto enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) somava 36%, segundo uma pesquisa Datafolha. No mesmo dia, a pesquisa Ipec mostrou o petista com 51%, e Bolsonaro com 37%. Porém, o resultado do primeiro turno foi bem diferente destes números. No dia da votação, Lula recebeu 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Jair Bolsonaro.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.