pesquisa eleitoral

Datafolha: Lula cai de 47% para 45%, Bolsonaro mantém 32%, Ciro vai a 9% e Tebet sobe para 5%

A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

pesquisa-ipespe-lula-tem-45-bolsonaro-34-e-ciro-9
Jair Bolsonaro (dir.), Lula da SIlva (cen.) e Ciro Gomes (esq.) (Crédito: Andressa Anholette/Getty Images e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9% e Simone Tebet (MDB) com 5%.

Publicidade

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro se manteve estável, Ciro oscilou dois pontos para cima e Tebet cresceu três pontos percentuais –ela foi a única dos quatro candidatos a variar para além da margem de erro.

A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.

Foi a primeira pesquisa Datafolha após as sabatinas no Jornal Nacional e do debate presidencial do último domingo (28), pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, UOL e TV Cultura.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.