presidência da república

Pesquisa Ipespe: Lula tem 46%; Bolsonaro, 35%

Lula subiu três pontos percentuais em relação à última pesquisa.

Pesquisa Ipespe: Lula tem 46%; Bolsonaro, 35%
(Créditos: Getty Images)

Nesta sexta-feira (23), a Pesquisa XP/Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, foi divulgada e traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. 

Publicidade

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Em seguida, Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

O Levantamento foi feito por telefone com 2.000 entrevistados entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 31 de agosto, Lula subiu três pontos percentuais, acima de margem de erro, indo de 43% para 46%. Bolsonaro manteve 35%. Ciro e Tebet oscilaram para baixo; o pedetista, de 9% para 7%, e a emedebista, de 5% para 4%.

Segundo a CNN, na pesquisa divulgada nesta sexta, Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Leonardo Péricles (UP) não foi citado por nenhum entrevistado.

Publicidade

Os que dizem que irão votar em branco, anular, não votarão em nenhum candidato ou não vão votar somam 5%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

O levantamento tem 95,5% de confiança e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.

Publicidade